Na semana passada, o FreeBSD 13.0-RC3 foi lançado como uma compilação “extra” devido à queda da situação do WireGuard de última hora. Agora, por conta de outros bugs, o FreeBSD 13.0-RC4 foi lançado, em vez de ir para a versão final. Então, o FreeBSD 13.0-RC4 foi lançado com correções do POWER e teve outros bugs também corrigidos.
O FreeBSD 13.0-RC4 é agora o segundo candidato a lançamento não planejado / conforme necessário antes da grande estreia do FreeBSD 13.0 . O FreeBSD 13.0-RC4 corrige um problema com instalações com script e também possui várias correções de PowerPC. O FreeBSD 13.0-RC4 também é completado por uma correção de vazamento de memória NETMAP, um problema com lock-unbound e algumas implantações IPv6, atualizado para OpenSSL 1.1.1k sobre seus recentes problemas de segurança e outras várias correções de bugs.
FreeBSD 13.0-RC4 lançado com correções do POWER e outros bugs corrigidos
O breve anúncio do FreeBSD 13.0-RC4 pode ser encontrado na lista de discussão do FreeBSD.
Isso agora coloca o lançamento oficial do FreeBSD 13.0 em torno de 6 de abril, a menos, é claro, que um quinto candidato a lançamento seja considerado necessário.
O FreeBSD 13.0 traz:
- melhorias para seu utilitário freebsd-update;
- uma nova chamada de sistema copy_file_range compatível com Linux para cópias de arquivos eficientes;
- uma estrutura criptográfica muito melhorada dentro do kernel;
- AES-NI e armv8crypto agora estão incluídos por padrão para as compilações genéricas do kernel melhorarem desempenho criptográfico;
- vários novos drivers de rede;
- melhorias no carregador de inicialização EFI do efibootmgr;
- várias melhorias no suporte de hardware ARM;
- o suporte de CPU padrão para a arquitetura i386 agora é i686 em vez de i486;
- e outras melhorias de hardware.
Os usuários da Intel também devem encontrar um desempenho muito melhor nas gerações recentes de hardware.
FreeBSD 13.0-RC3 lançado com o driver WireGuard removido
O terceiro e até então último candidato a lançamento do FreeBSD 13.0 saiu no último dia 20 de março. A promessa é de que a próxima versão já seria a estável, o que acabou não ocorrendo em 30 de março. Na outra oportunidade, a distribuição precisou remover o driver do kernel WireGuard “if_wg” devido à mudança nas implementações do WireGuard em meio a preocupações com a qualidade do código para este driver WireGuard original que foi configurado para ser introduzido no FreeBSD 13.0. Agora, o código do kernel existente do WireGuard foi removido, mas essa nova implementação não chegará até o FreeBSD 13.1 devido ao tempo dessa mudança significativa.
O FreeBSD 13.0-RC3 também cuida de um problema de bloqueio da lista de memória virtual, uma correção para sistemas rodando no VirtualBox, uma correção no utilitário de serviço e outras pequenas alterações.