Mais de cinco anos depois do FreeDOS 1.2, que foi lançado no Natal de 2016, surge agora, finalmente, a versão do FreeDOS 1.3. Portanto, esta é a atualização desta alternativa de código aberto ao MS-DOS.
O FreeDOS está em alta há 5 a 6 anos entre os principais lançamentos e no domingo marcou o batismo do FreeDOS 1.3. O FreeDOS 1.3 traz o novo Kernel 2043, uma versão 8086 com suporte a FAT32, muitas atualizações de segurança e FreeCOM 0.85a, além de uma ampla variedade de outras melhorias.
O FreeDOS é um sistema operacional compatível com DOS de código aberto que você pode usar para jogar jogos clássicos do DOS, executar software comercial legado ou desenvolver sistemas embarcados. Qualquer programa que funcione no MS-DOS também deve ser executado no FreeDOS.
FreeDOS 1.3 lançado como uma importante opção de código aberto do MS-DOS
O FreeDOS continua popular por desfrutar de jogos clássicos do DOS, algumas tarefas do sistema embarcado, atualizar BIOS antigas de placas-mãe e trabalhos legados relacionados, além de ser um projeto apaixonado para alguns desenvolvedores de software livre. Portanto, há muitos fãs deste sistema.
O anúncio de lançamento no FreeDOS.org resume o FreeDOS 1.3 como:
O novo FreeDOS 1.3 já está disponível para download! Isso contém um monte de ótimos novos recursos e melhorias desde a versão 1.2, incluindo: novo FreeCOM 0.85a, novo Kernel 2043 e uma versão 8086 com suporte a FAT32, a edição de disquete agora usa compactação e requer cerca de metade dos disquetes, o retorno da rede , alguns novos programas e jogos, muitas muitas atualizações de pacotes, algumas atualizações e melhorias no NLS, processo de instalação aprimorado, especialmente com o MBR, algum suporte para definir automaticamente as informações do COUNTRY.SYS, inicialização aprimorada do CD para a mídia de inicialização e sistema instalado, .. e muito, muito mais!
FreeDOS 1.3 pode ser baixado como um live CD, imagem de disco USB, imagem USB leve e até mesmo a edição de disquete continua a ser produzida.
FreeDOS é um software de código aberto! Não custa nada baixar e usar o FreeDOS. Você também pode compartilhar o FreeDOS para que outros possam desfrutar!
E você pode visualizar e editar nosso código-fonte, porque todos os programas FreeDOS são distribuídos sob a GNU General Public License ou uma licença de software de código aberto semelhante.
Via Phoronix