Tecnologia e Sustentabilidade

Futurecom 2025 foca em data centers, energia e sustentabilidade como pilares da infraestrutura digital

Palestrantes debatem futuro dos data centers no Futurecom 2025
Futurecom 2025 debate papel do Brasil na expansão sustentável de data centers

O avanço acelerado da digitalização e da inteligência artificial está colocando os data centers no centro das discussões globais sobre sustentabilidade e infraestrutura tecnológica. No Brasil, o tema será destaque no Futurecom 2025, que acontece entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, no São Paulo Expo.

Comemorando sua 30ª edição, o Futurecom — maior plataforma de conectividade, tecnologia e inovação da América Latina — reunirá líderes do setor para debater como o Brasil pode se consolidar como pólo estratégico para abrigar os maiores data centers da região, aproveitando sua diversidade energética e posição geográfica privilegiada.

Brasil como polo estratégico para data centers

No dia 1º de outubro, às 17h, o painel “Data centers: o Brasil como um pólo estratégico” reunirá Victor Arnaud, presidente da Equinix, e Matheus Rodrigues, sócio-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte. Eles vão discutir os desafios e oportunidades de infraestrutura, conectividade, segurança e sustentabilidade energética no setor de data centers.

Já no dia 2 de outubro, às 14h, a discussão segue na plenária “Infraestrutura para IA: construindo uma base sólida para IA do amanhã”, com Ricardo Tadao Koyama, da Tata Consultancy Services, que abordará os requisitos técnicos e estruturais para suportar a próxima geração de aplicações baseadas em IA.

Consumo de energia e o impacto da IA

Segundo previsões da Gartner, o aumento no uso de inteligência artificial generativa (IAGen) pode elevar em até 160% a demanda elétrica global nos próximos dois anos, o que pode limitar a operação de até 40% dos data centers de IA no mundo até 2027.

A Agência Internacional de Energia também projeta um crescimento expressivo: os data centers consumiram entre 1% e 1,3% da eletricidade mundial em 2022, número que tende a crescer exponencialmente até 2026. Isso acende um alerta para governos, empresas e investidores sobre a urgência em alinhar expansão tecnológica com políticas ambientais.

“Embora os benefícios da inteligência artificial sejam amplamente reconhecidos, é fundamental entender as novas exigências por energia, processamento e rede”, destaca Hermano Pinto, diretor do Portfólio InfraTech da Informa Markets Latam e responsável pelo Futurecom. “Políticas públicas alinhadas com os setores privados serão essenciais para garantir o crescimento sustentável dessa infraestrutura.”

Expectativa para a edição histórica de 30 anos

O Futurecom 2025 deve reunir mais de 30 mil profissionais e 300 marcas expositoras em uma área superior a 25 mil m² de exposição. A programação inclui dezenas de painéis, workshops e networking de alto nível, posicionando o evento como o principal hub de inovação para os setores de telecom, cloud, IA, big data, segurança digital, indústria 4.0 e muito mais.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.