O mantenedor do Fwupd, Richard Hughes, anunciou o lançamento e a disponibilidade do fwupd 1.8.4. Esta é a versão estável mais recente deste utilitário popular para permitir atualizações de firmware em sistemas GNU/Linux. De acordo com o anúncio oficial, o Fwupd 1.8.4 adiciona suporte para o laptop Linux Star LabTop Mk III e Google Prism.
O Fwupd 1.8.4 está aqui para apresentar suporte para novo hardware, incluindo o laptop Star LabTop Mk III Linux do fornecedor de hardware Linux Star Labs, ThinkPad Thunderbolt 4 Dock, ThinkPad Universal Smart Dock, touchpads Elan não HID, bem como Prisma Google.
Ele também adiciona novos recursos, como:
- a capacidade de solicitar aos usuários que corrijam a configuração do BIOS em caso de problemas;
- suporte para leitura e gravação de configurações do BIOS;
- suporte para carregar uma política de configurações do BIOS padrão da máquina;
- a capacidade de carregar configurações do BIOS para emulação de host;
- e um título traduzido e uma descrição longa para atributos de segurança HSI.
Por outro lado, também há correções de bugs, pois o fwupd 1.8.4 está aqui para abordar a detecção do CET IBT, aplicação da atualização mais recente do DBX, atualização de versões vulneráveis do CMSE a partir de dados do CSMEVDT, instalação de todos os dispositivos com o mesmo ID composto no fwupdtool, bem como a exibição de problemas de segurança do AppStream fornecidos.
Fwupd 1.8.4 adiciona suporte para o laptop Linux Star LabTop Mk III e Google Prism
Além disso, esta versão adiciona comandos AT de status de inicialização segura da Quectel, não é mais assertivo quando executado sem plug-ins, elimina o requisito de atualizações da cápsula UEFI para verificar o TPM PCR0, não mostra mais eventos HSI onde alteramos o valor do resultado da especificação e inclui vfat em a lista de tipos de partição BDP possíveis.
Além disso, o fwupd agora só falha no teste HSI do kernel por motivos específicos de contaminação e mostra apenas eventos alterados na segurança do fwupdmgr. Para obter mais detalhes sobre as alterações incluídas nesta atualização, você pode conferir as notas de lançamento na página GitHub do projeto, onde também é possível baixar o tarball de origem.
No entanto, a maioria dos usuários GNU/Linux deve instalar esta nova versão do fwupd dos repositórios de software estáveis de suas distribuições.