Uma importante ferramenta de atualização de firmware, o Fwupd, está disponível com uma nova versão 1.8 que traz suporte para novo hardware. Então, são muitos novos recursos e melhorias, além de outras alterações importantes.
O Fwupd 1.8 vem com suporte para novos dispositivos, que agora você pode atualizar seu firmware em uma distribuição GNU/Linux. Estes incluem programador CH341A SPI, receptor Corsair Sabre RGB PRO e Slipstream USB, hubs Genesys GL3521 e GL3590, Google Servo Dock, dispositivos Logitech M550, M650 e K650, bem como o teclado configurável Launch Lite do System76.
Além disso, o fwupd 1.8 adiciona suporte para mais leitores de impressão digital ELAN, mais painéis Wacom integrados, mais máquinas NovaCustom, mais laptops StaLabs StarLite, mais laptops TUXEDO Computers, dispositivos FlatFrog e módulos Quectel EM05 LTE Cat 4 IoT.
Além do suporte aprimorado de hardware, o fwupd 1.8 apresenta vários novos recursos, como um novo atributo para CPUs compatíveis com HSI, novos atributos HSI para AMD PSP e outras proteções de sistema, suporte inicial a SBoM (Software Bill of Materials), bem como suporte para despejando a imagem MTD em um blob de firmware.
Fwupd 1.8 Linux está disponível com suporte para novo hardware
Outra novidade é o comando fwupdmgr install
, que pode ser usado para instalar uma versão de firmware especificada, a capacidade de substituir o tipo de máquina detectado, útil para depuração e desenvolvimento, e a capacidade de exibir o número de série do dispositivo e os IDs de instância por padrão.
Além disso, o fwupd 1.8 adiciona a versão de tempo de execução fwupd-efi como um requisito de firmware, inibe o dispositivo ao atualizar um dispositivo, reinicia o BMC (baseboard management controller) após instalar as atualizações do BCM (Body Control Module) e usa o CFI (Control Flow Integridade) do fabricante para definir o fornecedor do hardware.
O mais importante é que o LVFS já forneceu mais de 50 milhões de atualizações para máquinas Linux em todo o mundo, disse o desenvolvedor Richard Hughes.
O número real de atualizações implantadas será muito superior a 50 milhões, o que honestamente me impressiona.
Com esta nova versão estável, o fwupd agora usa automaticamente o ícone correto para mais dispositivos, permite que o Capsule-on-Disk funcione em mais casos, permite alterar o tamanho do flash do flashrom detectado, adiciona metadados de carga útil assinada para mais hardware e corrige muitos problemas.
Para mais detalhes, confira as notas de lançamento na página GitHub do projeto. Lá você também poderá baixar a nova versão se quiser compilá-la em sua distribuição GNU/Linux favorita. Se compilar software de fontes não é sua praia, você terá que esperar que o fwupd 1.8 chegue aos repositórios estáveis de sua distribuição para atualizar.
Via 9to5Linux