Se você precisa de uma experiência de jogo fácil em tela grande com Linux, talvez com sua grande TV, então o GamerOS parece ser a segunda melhor opção para o SteamOS (já que a Valve não está trabalhando nisso no momento). O GamerOS é realmente genuinamente bom. Uma distribuição Linux atualizada, pronta para uso para uma experiência semelhante a um console. Assim, se você gosta de jogar em telas maiores, fique atento. Acaba de sair a nova versão do GamerOS 20 e que acrescenta suporte à Epic Game Store.
Ela traz as atualizações usuais para itens importantes como:
- o kernel Linux 5.8.10;
- drivers Mesa 20.1.8;
- drivers NVIDIA 450.66 junto com atualizações para seu próprio software;
- e RetroArch 1.9 também está incluído.
Além da variedade usual de jogos Steam recentemente “certificados” (o que eles testaram funcionar), ele também adiciona suporte para Sega 32X, Sega CD e a Epic Games Store. Há alguns problemas que eles notaram, como o CD SEGA precisando de um BIOS fornecido para ele e o EGS ainda não tem suporte para gamepad em funcionamento.
GamerOS tem nova versão e acrescenta suporte à Epic Game Store
O funcionamento do GamerOS é realmente muito interessante, pois eles construíram uma ferramenta chamada Steam Buddy, que é um sistema de gerenciamento baseado na web para instalar software não-Steam.
Na foto: Exemplo do Steam Buddy
O Steam Buddy pode funcionar com Flatpaks, que o GamerOS 20 expandiu o suporte. Além disso, possuem o recurso do Steam Buddy épara lidar com a Epic Games Store também. Isso é feito por meio do uso de Legendary, uma alternativa gratuita e de código aberto do Epic Games Launcher. É importante ter o Legendary agora habilitando uma distribuição Linux para se conectar à Epic Games Store. Esta não tem suporte oficial para Linux para rodar os jogos através do Proton.
Então, veja o anúncio de lançamento aqui. O site oficial do GamerOS está aqui.