GIMP 2.10.34 lançado com mais recursos que devem fazer parte do futuro GIMP 3.0

Candidatos do lançamento do GIMP 3.0 devem sair este ano
Candidatos do lançamento do GIMP 3.0 devem sair este ano

A equipe de desenvolvimento do programa GIMP continua trabalhando pesado preparando a versão 3.0 do programa e, enquanto isso, o GIMP 2.10.34 acaba de ser lançado com mais recursos que devem fazer parte do futuro GIMP 3.0.

O software de edição de imagens de código aberto, gratuito e multiplataforma GIMP 2.10.34 saiu e está disponível para download como outra atualização estável da série GIMP 2.10.

Vindo mais de sete meses após o GIMP 2.10.32 , o GIMP 2.10.34 está aqui para oferecer suporte a mais novos recursos do próximo e altamente antecipado lançamento do GIMP 3.0.

Isso inclui um seletor de modelo na caixa de diálogo de redimensionamento, a capacidade de mostrar conteúdo encaixável de simetria quando nenhuma imagem é aberta para melhorar a capacidade de descoberta, exportação de precisão de alta profundidade de bits para arquivos RAW, bem como um novo cabeçalho de ícone de olho para as exibições de árvore de itens para melhorar visibilidade.

Também por trás das versões de desenvolvimento do GIMP 3.0 está uma caixa de diálogo “Tamanho da tela” atualizada que agora usa melhor o espaço horizontal em vez do espaço vertical. Isso foi conseguido movendo os campos de visualização e deslocamento para o lado direito e o botão “Centro” logo abaixo.

GIMP 2.10.34 lançado com mais recursos que devem fazer parte do futuro GIMP 3.0

Além disso, o suporte para arquivos PSD (Photoshop) foi aprimorado nesta versão, trazendo mais novos recursos do próximo lançamento do GIMP 3.0, como a capacidade de importar camadas com conjunto de recorte (levando a sangramento de cor), importar camadas de recorte e caminhos de exportação.

O mesmo vale para o suporte a JPEG-XL , que foi aprimorado com novos recursos das versões de desenvolvimento do GIMP 3.0, como a importação de metadados, que requer a biblioteca libjxl 0.7.0, bem como a exportação inicial de JPEG-XL. Além disso, esta versão garante que a exportação esteja sempre no modo sem perdas de 8 bits.

O suporte a TIFF também foi aprimorado nesta versão, verificando melhor as resoluções inválidas durante a importação, evitando avisos de tags RichTIFFIPTC incorretas produzidas por produtos Adobe, revertendo o formato de exportação BigTIFF do GIMP 2.10.32 como padrão em favor do formato de exportação TIFF “normal” , e tornando uma opção o carregamento de imagens “reduzidas”.

“Usamos uma heurística para o valor padrão da referida opção (tentando adivinhar se é uma miniatura usando o uso comum), mas a decisão final agora cabe a quem conhece a imagem que você carrega”, explicaram os desenvolvedores.
Para arquivos PDF, esta versão apresenta uma nova opção “Preencher áreas transparentes com branco” que preenche o fundo em branco por padrão, permitindo a importação de arquivos PDF transparentes, bem como uma nova opção de exportação “Preencher áreas transparentes com cor de fundo” para permitir você decidir se deseja exportar um PDF com fundo transparente ou não.

A versão GIMP 2.10.34 também adiciona a capacidade de lembrar as preferências de escala de cores (0..255/0..100 e configurações LCh/HSV nas caixas de diálogo de seleção de cores) nas sessões, renomeia a dica de ferramenta “Bloquear traçados de caminho” para a opção encaixável ícone para apenas “Bloquear caminho” e reverte o comportamento da prova de cores do GIMP 2.10.32 devido a fluxos de trabalho anteriores inconsistentes.

O suporte para imagens HEIF, DICOM, WebP e TGA também foi aprimorado no GIMP 2.10.34, que remove a detecção de formatos de arquivo de imagem ICO e CUR para não mais interferir na detecção de certos tipos de imagens TGA.

Sob o capô, o GIMP 2.10.34 requer GEGL 0.4.38 ou posterior e vem com uma biblioteca libgimpwidgets atualizada que permite a seleção de cores por padrão ao compilar com suporte X11, mesmo se um portal de seleção de cores estiver presente.

Você pode baixar o GIMP 2.10.34 agora mesmo no site oficial, onde está disponível como um aplicativo Flatpak para arquiteturas de 64 bits (x86_64) e AArch64 (ARM64). Da mesma forma, existe um tarball de origem, se você quiser fazer a compilação.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile