O programa GIMP 2.10.38 traz muitas novidades e recursos do GTK3. Além disso, a versão permite a exportação de imagens PNG indexadas com transparência com as cores corretas. De acordo com a equipe de desenvolvedores deste popular software de edição de imagem de código aberto, gratuito e multiplataforma, esta versão chega seis meses após o GIMP 2.10.36. Lembrando que o programa está em compasso de espera pelo GIMP 3.0.
“Uma alteração no GLib 2.80 expôs um bug em nosso processo de fechamento e causou uma falha na saída. Luca Bacci mais uma vez criou uma correção para o 2.10.38 e o próximo candidato a lançamento 3.0. Outra falha que alguns usuários encontraram ao fazer seleções muito pequenas também foi corrigida”, explicaram os devs.
Assim, a versão GIMP 2.10.38 traz backport de vários outros recursos do GTK3 para o GTK2, incluindo:
- a atualização do tamanho da caixa de diálogo de impressão para que os botões não sejam mais cortados;
- correção de problemas com as caixas de diálogo pop-up que aparecem atrás das anteriores;
- correção de vários bugs de entrada do teclado.
A versão 2.10.38 do GIMP aprimora a funcionalidade de exportação de imagens PNG indexadas com transparência, garantindo a fidelidade das cores. Além disso, introduz suporte para caracteres UTF-8 no campo de personalização da barra de título e corrige um erro que fazia com que comentários de imagens anteriores fossem transferidos para novas imagens.
Também foram corrigidos diversos erros e problemas técnicos, incluindo uma falha nas faixas de entrada de alguns filtros, como Waves e Distort. Adicionalmente, foram resolvidos dois erros frequentes que causavam o fechamento inesperado do GIMP, relacionados a uma atualização recente na biblioteca Glib 2.80.
GIMP 2.10.38 traz muitas novidades e recursos do GTK3
Além disso, o GIMP 2.10.38 melhora o suporte para tablets em sistemas Windows, fazendo uso dos drivers mais recentes do Windows Ink em vez dos drivers WinTab. Os usuários agora podem alternar entre os drivers WinTab e Windows Ink, se eles forem suportados pelo seu computador, na caixa de diálogo Preferências nas configurações do Dispositivo de Entrada.
Confira as notas de lançamento no site oficial para obter mais detalhes sobre as mudanças incluídas no GIMP 2.10.38, que está disponível para instalação como um aplicativo Flatpak em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux.
.