GIMP 2.99.16 lançado e primeiro release candidate do GIMP 3.0 está próximo

GIMP traz muitas novidades e recursos do GTK3

O GIMP 2.99.16 foi lançado neste domingo. Além disso, o candidato a lançamento do GIMP 3.0 finalmente se aproxima. O GIMP 2.99.16 agora considera a porta do kit de ferramentas GTK+3 oficialmente completa. Ainda há alguns problemas sendo resolvidos enquanto, no geral, a porta GTK3 é considerada concluída. pORTANTO, O GIMP 2.99.16 lançado e primeiro release candidate do GIMP 3.0 está próximo.

O GIMP 2.99.16 também traz aprimoramentos de pesquisa de ação, integração de GUI aprimorada com operações GEGL, ferramenta de texto aprimorada, trabalho contínuo em torno da correção de cores, vários aprimoramentos de arquivo Adobe PSD, suporte de exportação CMYK(A) inicial para JPEG-XL, aprimoramentos de plug-in, e muito mais.

GIMP 2.99.16 lançado e primeiro release candidate do GIMP 3.0 está próximo

Porta GTK +3 oficialmente concluída

O GIMP 3.0 é conhecido como a versão da porta GTK +3, então você ficará feliz em ler que esta porta finalmente acabou. Para ser justo, ainda temos alguns avisos de descontinuação menores aqui e ali, mas nada como as centenas que costumávamos ter.

GimpActiona infraestrutura

Nosso último grande trabalho foi portar como as “ações” são tratadas, o que no vocabulário GTK significa atalhos, seus mecanismos, mas também como os menus são tratados e como os widgets genéricos podem ser rapidamente atribuídos ao código de ação compartilhada. A partir do GTK +3, as ações foram movidas para GLib ( GtkActiontornaram-se GAction) enquanto perdiam muitos recursos (basicamente tudo voltado para o usuário, ou seja, rótulos, descrições, ícones e assim por diante) ou se desfizeram (o próprio conceito de atalho permaneceu no GTK ) .
Portanto, tivemos que reimplementar tudo como um wrapper em torno de GAction, chamado obviamente GimpAction, porque, para nós, esses recursos voltados para o usuário são partes importantes do que torna uma ação (especialmente porque fazemos muitas interfaces gráficase geração de código para que coisas como rótulos ou ícones não sejam associados a um widget – seja um botão, um item de menu ou qualquer outra coisa – mas à ação atribuída a esse widget, para reutilização fácil e genérica).

Também tivemos que agrupar vários outros widgets , como nossos próprios menus (principalmente porque os menus gerados a partir de modelos de menu não têm mais dicas de ferramentas no GTK +3, mas fazemos uso extensivo de dicas de ferramentas) e modelos de menu ( GimpMenuGimpMenuModel), nossa própria barra de ferramentas e barra de menus ( GimpToolbarGimpMenuBar) e muito mais.

Levei cerca de 2 meses para terminar, além de ter que cuidar de outro código, manutenção e correções de bugs usuais. Chato e cansativo, mas agora acabou! ?

Também nos dá um novo mundo de possibilidades à medida que adicionamos novos conceitos que desejávamos há muito tempo, como a capacidade de associar um rótulo curto e um longo a uma ação (por exemplo, quando é usado em uma interface contextual como um menu vs. quando é usado sem contexto, como a pesquisa de ação). É também o caminho para melhorias futuras planejadas (por exemplo, para uma futura barra de ferramentas personalizável ).

Ainda temos um pouco mais de trabalho a fazer para obter nosso novo menu e código de ação exatamente como queremos, mas estamos em um estado bom o suficiente para mostrá-lo. Não parecerá muito diferente para a maioria de vocês (e você também pode encontrar problemas), mas não se sentir muito diferente também era o ponto.

Agora há melhorias muito mais imediatas que vale a pena notar.

Vários atalhos por ação

As novas ações Glib/ GTK +3 permitem atribuir vários atalhos para uma única ação. Por enquanto, a caixa de diálogo de atalho não permite que você faça isso, mas já usamos essa capacidade internamente para atalhos padrão. Por exemplo, as teclas do teclado numérico não são as mesmas da linha de teclas numéricas, então usamos para criar uma ação duplicada fazendo a mesma coisa para oferecer suporte a ambos (porque para a maioria das pessoas deve Ctrl-1funcionar da mesma forma no teclado ou na linha superior). Agora podemos atribuir ambas as variantes a uma mesma ação.

Como outro exemplo, agora é possível oferecer suporte à tecla de mídia semântica especial (como a tecla de mídia Copye que pode ser encontrada em alguns teclados).CutPaste

Uma caixa de diálogo de atalho atualizada que permite definir seus próprios atalhos múltiplos pode não vir para o GIMP 3.0, embora esperemos que não muito tempo depois.

Melhorias na pesquisa de ação

Agora que temos nosso próprio wrapper de ação, fizemos para que ele também rastreie sua própria posição de menu, para que possamos mostrar esse caminho de menu na caixa de diálogo de pesquisa de ação. Isso ajudará as pessoas que preferem menus a encontrar melhor seus caminhos.

Caixa de diálogo de pesquisa de ação no GIMP 2.99.16
Caixa de diálogo de pesquisa de ação agora mostrando caminhos de menu – GIMP 2.99.16

Você também pode notar um pequeno ícone “Manual” ? nesta captura de tela. Clicar nele abrirá a página de manual para uma determinada ação (se ainda não existir uma seção de ajuda para essa ação específica, você será redirecionado para a página de ajuda da pesquisa de ação).

Como alternativa, pressionar a F1tecla abrirá a página de ajuda da ação selecionada.

Downloads e para saber mais sobre as muitas alterações do GIMP 2.99.16 podem ser encontrados em GIMP.org.

Os candidatos a lançamento do GIMP 3.0 são esperados este ano, enquanto a tão esperada data de lançamento do GIMP 3.0 ainda está longe de ser determinada quando estiver pronta.