Acaba de sair o novo Git 2.45 e ele vem com interoperabilidade inicial SHA1/SHA256 e suporte reftable. Este é mais um importante passo para o sistema de controle de versão de código aberto.
“O projeto Git de código aberto acaba de lançar o Git 2.45 com recursos e correções de bugs de mais de 96 contribuidores, 38 deles novos. Conversamos com você pela última vez no Git quando a versão 2.44 foi lançada.”
O Git 2.45 traz nesta versão com interoperabilidade inicial SHA1 e SHA256 para repositórios. Os repositórios Git com o uso do algoritmo de hash SHA-1 e SHA-256 podem finalmente coexistir. O Git tem trabalhado há muito tempo para oferecer suporte aos hashes SHA256 mais seguros em vez de SHA1.
Git 2.45 tem interoperabilidade SHA1/SHA256 e suporte reftable
O outro grande aspecto do Git 2.45 é ter suporte reftable. Reftable é um novo back-end de armazenamento de referência para o Git. O Reftable do Git visa um desempenho mais rápido com um formato totalmente novo para armazenar referências do Git. Com o Git 2.45, novos repositórios podem ser inicializados com o argumento “–ref-format=reftable” para fazer uso dele.
“O Git 2.45 introduz suporte preliminar para um novo back-end de armazenamento de referência chamado “reftable”, prometendo pesquisas, leituras e gravações mais rápidas para repositórios com qualquer número de referências.
Se você não está familiarizado com a nossa cobertura anterior do novo formato reftable, não se preocupe, este post irá pegá-lo até a velocidade (e depois alguns!). Mas se você quiser apenas brincar com o novo back-end de referência, você pode inicializar um novo repositório com o seguinte:--ref-format=reftable
“
A longa lista de mudanças e correções para encontrar em geral com o Git 2.45 pode ser encontrada através do anúncio da lista de discussão. Há também um post no Blog do GitHub que aborda os principais destaques da v2.45 com mais detalhes.