Um servidor Git super fácil de instalar. Assim é apresentado o Gitea em sua página oficial com versão para o português do Brasil. Para quem não conhece, o Gitea é um fork do Gogs mantido pela comunidade. Os desenvolvedores o mostram como uma solução de hospedagem de código-fonte feito em Go e disponibilizado sob a licença MIT. Neste post, saiba mais sobre o Gitea, um servidor Git que promete soluções de hospedagem.
Nova versão lançada
Uma nova versão acaba de ser lançada. É possível testá-la acessando o botão abaixo.
[button href=”https://try.gitea.io/” type=”btn-default” size=”btn-lg”]Teste o Gitea[/button]
Chegou a hora de outro lançamento importante! Temos o orgulho de apresentar o Gitea 1.6.0 ao mundo. Nesta versão, mesclamos 178 pedidos pull – é menor que a última vez (258).
Você pode baixar um dos nossos binários pré-construídos em nossa página de downloads – certifique-se de selecionar a plataforma correta! Para mais detalhes sobre como instalar, siga o nosso guia de instalação .
Gostaríamos de agradecer a todos os nossos apoiadores do Open Collective , que estão nos ajudando a entregar um software melhor, diz a página oficial.
O que há de novo no 1.6.0:
Revisão e aprovação de código: agora você pode revisar o código em pedidos pull e colocar comentários nas linhas de código. Você também pode aprovar ou rejeitar as solicitações de recebimento;
Problema nas Dependências
Você pode adicionar dependências para problemas. Assim, se um problema for bloqueado por outro, ele não poderá ser fechado até que todos os problemas de bloqueio sejam fechados.
Suporte a Tema Escuros
Gitea adicionou a capacidade de ter temas incorporados e fornece agora um tema verde escuro.
Processamento de CSV
Os arquivos CSV agora também são renderizados como tabela.
Adicionada a funcionalidade sudo à API
Agora os usuários administradores podem usar sudo como outro usuário para chamar a API como esse usuário. É semelhante a https://docs.gitlab.com/ee/api/#sudo
Linha de comando do Gitea adiciona comandos oauth
Você pode gerenciar os provedores do OAuth2 por meio da linha de comando. Veja https://docs.gitea.io/en-us/command-line
Não permitir a mesclagem de solicitações de extração WIP
Quando o título das solicitações de recebimento começar com [wip] ou wip: ou prefixo configurado no app.ini, a solicitação pull não poderá ser mesclada por ninguém até que o prefixo seja removido.
Forçar usuário a mudar a senha
Quando uma conta foi criada pelo administrador, agora ela pode ser forçada a alterar a senha após a autorização.
Add letsencrypt para Gitea
Agora é possível habilitar os certificados Let’s Encrypt para facilitar a configuração do HTTPS.
Adiciona suporte a push webhook para repositórios espelhados
Agora o push webhook de repositórios espelhados será disparado.
Adiciona funcionalidade Recaptcha ao Gitea
Você pode habilitar a recaptcha ao se registrar no Gitea.
São muitas as mudanças com correções e aprimoramentos. A lista completa pode ser vista no anúncio de lançamento. Quem quiser mais detalhes deve conferir o changelog completo.