O GitHub apresentou um novo feed no painel de usuários que promete melhorar o sistema de buscas. No entanto, a mudança não agradou os desenvolvedores que usam a plataforma. Assim que o novo feed chegou, repleto de todos os tipos de sugestões interessantes para os desenvolvedores, as reclamações começaram a surgir, pois os usuários temiam que as recomendações estivessem transformando o GitHub em algo angustiante como uma plataforma de mídia social. Os desenvolvedores fizeram protestos por não aceitarem o novo feed do GitHub com base em algoritmos.
“Não preciso ver recomendações, nem atividade de pessoas que não sigo”, disse um usuário. “Não conserte o que não está quebrado.”
Outros foram mais diretos, afirmando: “Eu não quero feed algorítmico” e solicitando um feed sobre coisas que realmente importavam – questões, lançamentos, PRs e assim por diante.
GitHub gera protestos ao lançar novo feed com base em algoritmos
O GitHub lançou uma nova versão beta de seu Home Feed no início desta semana, com a intenção de os desenvolvedores alcançarem um público mais amplo e construir comunidades. O plano é facilitar a descoberta e ajudar os usuários a “encontrar novos repositórios ou usuários para seguir com base em seus interesses”.
Nem todos concordam. Outro desenvolvedor apontou o seguinte:
A maioria dos desenvolvedores e consumidores preferem ferramentas de código aberto para aumentar a privacidade e a transparência dos dados. Um feed algorítmico pode se traduzir em coletar mais dados e não se alinha com a comunidade de código aberto. “Para muitos de nós”, disse outro , “o GitHub faz parte do nosso meio de vida, e a gamificação dele pode levar a um estresse extra que poderíamos prescindir.
“Existem outras plataformas bem posicionadas para promoção e divulgação do nosso trabalho – por favor, considere adiar essas, em vez de torná-las uma parte obrigatória deste site.”
Como se para demonstrar os níveis de descontentamento em torno do novo recurso do GitHub, uma extensão do Chrome apareceu rapidamente para desativar o feed social removendo a seção “Para você” no painel do GitHub.
Há quem goste da mudança
Nem todos os usuários ficaram chateados com a aparência do novo feed, e a equipe do GitHub apareceu para prometer que haveria uma opção para tornar o perfil privado e desativar praticamente tudo por meio de uma única configuração. No entanto, levará até o final de abril antes que essa opção apareça, disseram eles.
O GitHub não respondeu aos questionamentos da imprensa, nem às reclamações de usuários.
Via TheRegister