Os desenvolvedores de software russos estão relatando que suas contas do GitHub estão sendo suspensas sem aviso. O critério parece ser se essas pessoas trabalham ou já atuaram em empresas que sofreram sanções por parte dos Estados Unidos. Assim, o GitHub suspende contas de desenvolvedores russos em mais um capítulo dessa guerra entre o ocidente e o oriente.
De acordo com os meios de comunicação russos, a onda de proibição começou em 13 de abril e não fez qualquer distinção entre empresas e indivíduos.
Por exemplo, as contas do GitHub do Sberbank Technology, Sberbank AI Lab e Alfa Bank Laboratory tiveram seus repositórios de código inicialmente desativados e agora foram removidos da plataforma.
Considerando que essas empresas foram sancionadas pelo Tesouro dos EUA na semana passada e a Microsoft é dona do GitHub, uma empresa americana, a ação não é inesperada.
GitHub suspende contas de desenvolvedores russos
No entanto, a suspensão das contas privadas de dezenas de indivíduos que não hospedam nenhum conteúdo conectado a nenhuma entidade sancionada é bastante surpreendente.
Contas pessoais suspensas no GitHub têm seu conteúdo apagado enquanto todos os repositórios ficam imediatamente fora de alcance, e o mesmo se aplica a problemas e pull requests.
Habr.com relata que alguns desenvolvedores russos entraram em contato com o GitHub sobre a suspensão e receberam um e-mail intitulado ‘GitHub and Trade Controls’ explicando que sua conta foi desativada devido a sanções dos EUA.
Este e-mail contém um link para uma página do GitHub que explica as políticas da empresa em relação a sanções e controles comerciais, que explica como um usuário pode apelar de sua suspensão.
Este formulário de apelação exige que o indivíduo certifique que não usa sua conta do GitHub em nome de uma entidade sancionada.
Um desenvolvedor postou no Twitter dizendo que ele poderia remover a suspensão depois de preencher o formulário e que isso se devia ao fato de seu empregador anterior ter sido sancionado.
Movimento polêmico
O GitHub afirmou anteriormente que sua visão é ser o lar de todos os desenvolvedores, incluindo aqueles que residem na Rússia, deixando claro que não planeja banimentos em massa.
“Paralelamente aos nossos esforços para garantir que o GitHub esteja disponível para desenvolvedores em todos os países, continuamos garantindo que serviços gratuitos de código aberto estejam disponíveis para todos, incluindo desenvolvedores na Rússia”, disse a plataforma em um post de blog publicado em março passado.
Embora muita coisa tenha acontecido desde então, não houve atualização dessas políticas no blog do GitHub, portanto, podemos apenas supor que a posição deles sobre o assunto permanece a mesma.
O Bleeping Computer entrou em contato com o GitHub pedindo um comentário sobre a onda de suspensão relatada, e um porta-voz da plataforma respondeu com o seguinte:
Como qualquer empresa que faz negócios nos EUA, o GitHub pode ter que restringir usuários e clientes identificados como Specially Designated Nationals (SDNs) ou outras partes negadas ou bloqueadas de acordo com as leis de sanções dos EUA e outras leis aplicáveis, ou que podem estar usando o GitHub em nome de partidos.
Ao mesmo tempo, a visão do GitHub é ser a plataforma global para colaboração de desenvolvedores, não importa onde os desenvolvedores residam. Examinamos minuciosamente as sanções governamentais para garantir que usuários e clientes não sejam afetados além do que é exigido por lei. – GitHub
De acordo com isso, as contas privadas suspensas são afiliadas, colaborando ou trabalhando com/para entidades sancionadas. No entanto, mesmo aqueles que trabalhavam anteriormente para uma empresa sancionada parecem ser suspensos por engano.
Isso significa que os usuários russos, em geral, podem repentinamente ver seus projetos apagados e contas suspensas, mesmo que esses projetos não tenham nada a ver com as entidades sancionadas.