Nem bem estreou direito a versão 40, o projeto GNOME já anuncia a data de estreia da 41 que deve chegar em 22 de setembro de 2021. Este será, portanto, o próximo grande ambiente de desktop popular para sistemas operacionais baseados em Linux.
Enquanto alguns de vocês ainda estão esperando o ambiente de desktop GNOME 40 chegar nos repositórios de software estáveis ??de sua distribuição GNU/Linux favorita, o Projeto GNOME já está trabalhando na próxima versão principal, GNOME 41.
O desenvolvimento para o lançamento do GNOME 41 terá divulgação em breve e seguirá a mesma rotina do ciclo de desenvolvimento do GNOME 40. Então, isso significa que os testadores públicos poderão testar apenas um Alpha, um Beta e um Release Candidate.
GNOME 41 deve chegar em 22 de setembro de 2021
Enquanto o marco GNOME 41 Alpha está programado para lançamento no final de julho de 2021, o GNOME 41 Beta deve estar pronto para testes beta públicos em meados de agosto. Isso será logo após o evento anual GUADEC (GNOME Users And Developers European Conference), que ocorrerá online de 21 de julho a 25 de julho.
O Release Candidate chega no início de setembro, de acordo com o cronograma de lançamento preliminar, enquanto o lançamento final estará pronto para consumo público no final do mês, a partir de 22 de setembro de 2021.
Quanto aos novos recursos que podem ser implementados no GNOME 41, é muito cedo para falar sobre eles, mas tenha certeza de que não haverá grandes mudanças no design. Como de costume, você será o primeiro a saber o que há de novo na próxima versão à medida que mais detalhes forem disponibilizados durante o ciclo de desenvolvimento de seis meses.
É claro que, durante esse tempo, o Projeto GNOME também trabalhará para manter o lançamento do GNOME 40 atualizado com lançamentos pontuais que trazem correções de bugs e melhorias de desempenho. O primeiro, GNOME 40.1, está programado para 1º de maio de 2021.
As primeiras grandes distribuições GNU / Linux a oferecer o ambiente de desktop GNOME 40 fora da caixa nesta primavera são Arch Linux, Manjaro Linux 21.0.1 e Fedora Linux 34 , este último deve chegar às ruas no final deste mês, provavelmente em abril 27º.
Via 9to5Linux