O desenvolvedor Jordan Petridis anunciou o lançamento do GNOME 42.2. Esta é a segunda versão pontual da mais recente e melhor série de ambientes de desktop GNOME 42. O GNOME 42.2 melhora o suporte para aplicativos Flatpak e Snap. Chegando um pouco mais de um mês após o GNOME 42.1, o lançamento pontual do GNOME 42.2 está aqui com mais correções de bugs e outras alterações para tornar sua experiência de desktop GNOME mais estável, segura, confiável e, finalmente, agradável.
Este segundo lançamento pontual da série de ambiente de desktop GNOME 42 corrige o rastreamento de foco na Lupa no Wayland. Do mesmo modo, corrige os gestos do teclado na tela. Além disso, soluciona um problema com os menus da barra superior na tela de bloqueio e alinha os tempos preenchidos com espaço nos relógios mundiais no GNOME Shell.
GNOME 42.2 melhora o suporte para aplicativos Flatpak e Snap
O GNOME Software 42.2 recebeu várias correções para lidar melhor com vários formatos de pacote. Por exemplo, melhora a apresentação da interface do usuário de aplicativos Flatpak que possuem permissões complexas e corrige a instalação de pacotes .deb por meio do PackageKit. Além disso, ele aborda algumas pequenas falhas de interface do usuário na guia Atualizações, corrige o botão “Remover” para suas próprias análises de aplicativos, corrige a instalação de langpacks para determinados locais e corrige algumas pequenas falhas de interface do usuário ao usar um tema escuro.
O GNOME Control Center 42.2 também é grande, com atualizações no painel Aplicativos para corrigir o suporte de permissões para aplicativos Snap e uma falha que ocorreu ao alternar entre dois aplicativos, o painel Plano de fundo para garantir o mesmo tamanho de visualizações claras e escuras, bem como o painel Compartilhamento para desabilitar a chave RDP gsettings ao desativar o Protocolo de Área de Trabalho Remota e corrigir o botão “Fechar” na caixa de diálogo Verificar Criptografia.
Por outro lado, o painel Rede também foi atualizado para que não congele mais ao fechar as propriedades da conexão com fio com a tecla Esc, o painel Som agora atualiza corretamente o tema para que outros aplicativos respondam à alteração e o painel Teclado não trava mais ao redefinir todos os atalhos de teclado.
Outras correções
A janela Mutter e o gerenciador de composição receberam correções para a opção --replace
. Já o recurso Night Light também foi corrigido quando a propriedade GAMMA_LUT
não era usada, um problema com janelas roubando o foco quando o shell do GNOME tem uma captura, varredura direta para janelas transparentes e a inicialização do modo de privacidade em telas que o suportam. Além disso, o Mutter 42.2 melhora a escolha de uma janela para varredura direta.
Também atualizado na versão pontual do GNOME 42.2 está o aplicativo GNOME Calendar, que agora tem a funcionalidade de desfazer/refazer, o gerenciador de arquivos Nautilus, que não trava mais ao abrir uma nova janela na barra de caminho e verifica corretamente os sistemas de arquivos remotos, a tela Orca aplicativo de leitura, que agora funciona muito melhor com o Google Docs e não falha mais ao clicar em uma linha, bem como as extensões Native Window Placement e Window List para ajustá-las às alterações do GNOME Shell 42.
Muitos outros componentes principais receberam correções de bugs e outras mudanças, então confira o changelog completo para mais detalhes. Enquanto isso, fique de olho nos repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux baseada em GNOME favorita para os pacotes com versão 42.2 e atualize suas instalações o mais rápido possível para uma melhor experiência de desktop GNOME.
Outra versão corrigida
Também agora, Matthias Clasen, do Projeto GNOME, anunciou o lançamento do GNOME 41.7 como a sétima atualização de manutenção para o ambiente de desktop GNOME 41, que ainda é suportado até setembro de 2022 e usado por várias distribuições GNU/Linux por padrão, como Ubuntu 21.10 (Impish Indri ). O GNOME 41.7 é uma pequena versão de correção de bugs que aborda apenas alguns problemas importantes, portanto, confira o registro de alterações para obter mais detalhes.
Via 9to5Linux