O ambiente de desktop GNOME aprimora screencasting por GPU e criptografia systemd-homed.Os desenvolvedores do GNOME continuam bastante ocupados com várias novas iniciativas graças ao seu financiamento do Sovereign Tech Fund. Há algumas melhorias de screencasting ainda em andamento para o GNOME 46, várias melhorias de acessibilidade do GNOME em breve e também o trabalho contínuo em torno do suporte à criptografia de diretório pessoal homed systemd.
O trabalho de Jonas Dreßler em codificação de hardware para screencasts está há dois anos em desenvolvimento e permite o uso de codificação VA-API, fallbacks para codificação NVIDIA NVENC e também suporte de hardware baseado em V4L2 para dispositivos ARM. Esse trabalho permanece pendente por meio dessa solicitação de mesclagem. Conforme o This Week In GNOME, ele ainda espera pousar para o GNOME 46 que será lançado em março.
GNOME aprimora screencasting por GPU e criptografia systemd-homed
Também há trabalho no novo suporte à API de gestos para a área de trabalho do GNOME.
Embora provavelmente não seja uma adição tardia para o GNOME 46, também há trabalho contínuo em torno da melhoria do suporte de dimensionamento fracionado para GNOME e XWayland, trabalho contínuo de Taxa de Atualização Variável (VRR) para o GNOME e correção de problemas de GPU NVIDIA com WebKitGTK.
Alguns dos outros trabalhos do GNOME esta semana incluem a portabilidade de Contas Online do GNOME para o GTK4, melhorias de notificação e muito mais. No lado da criptografia de diretório pessoal, houve suporte à Configuração Inicial do GNOME para diretórios systemd-homed, block no suporte a systemd, e os ambientes systemd-homed agora estão em paridade com usuários legados dentro do Centro de Controle do GNOME.
Mais detalhes sobre as atividades de desenvolvimento do GNOME esta semana via This Week In GNOME.