GNOME Builder 43 Alpha lançado após ser portado para GTK 4

GNOME 47 deve ser lançado em 18 de setembro
gnome logo

O GNOME Builder como ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) da área de trabalho é o mais recente projeto de software a ser portado para o kit de ferramentas GTK 4. Neste sentido, acaba de surgir uma novidade. É que o GNOME Builder 43 Alpha lançado após ser portado para GTK 4.

O desenvolvedor líder do GNOME Builder, Christian Hergert, está concluindo o trabalho na porta GTK 4 para o ciclo GNOME 43. Este IDE focado na criação de aplicativos baseados em GNOME viu sua UI/UX simplificada e outros aprimoramentos como parte da porta GTK 4.

Hergert mostrando a porta GTK 4 do GNOME Builder.

Hergert escreveu como parte do anúncio do Builder 43.alpha0:

Vai acabar sendo um produto muito mais polido devido à enorme quantidade de simplificação acontecendo. O GTK 4 simplificou como muitas coisas funcionam e forneceu APIs que parecem tão óbvias quando você as usa. Claro, isso também significa que muito código precisa ser alterado (bem excluído, principalmente). 

Ter focado fortemente no uso de GListModel em versões anteriores também valeu a pena massivamente neste ciclo. De qualquer forma, aqui está. Ainda faltam muitos recursos enquanto corro para a linha de chegada implementando-os o mais rápido que posso. O GNOME 43.0 será lançado em setembro.

GNOME 43 trará suporte para aplicativos da Web e novo painel de informações de segurança de dispositivos

O trabalho na próxima grande versão do popular ambiente de desktop GNOME, GNOME 43. Assim, estamos cada vez mais perto da primeira versão de desenvolvimento alfa com muitos recursos novos. Entre as principais novidades, o GNOME 43 traz o suporte para aplicativos da Web em Software, um novo painel de informações de segurança de dispositivos em Configurações e suporte para WebExtensions em Web.

Como em todos os novos lançamentos, o GNOME 43 trará mais novos recursos para os fãs do ambiente de desktop escrito em GTK. A equipe de desenvolvimento está trabalhando pesado para liberar a versão alfa para testes públicos antes da conferência GUADEC 2022, que acontecerá entre 20 e 25 de julho em Guadalajara, México, como o primeiro evento GNOME presencial nos últimos dois anos.

Ainda estamos a dois meses e meio do lançamento final do GNOME 43, mas eu queria compartilhar alguns novos recursos interessantes que você aproveitará neste outono, bem como algumas das melhorias implementadas até agora.

Em primeiro lugar, o GNOME Software 43 está recebendo suporte para Web Apps, com foco em PWAs (Progressive Web Apps). Com isso, os desenvolvedores do GNOME querem que você aproveite ainda mais aplicativos em sua distribuição Linux.

Além de oferecer suporte a aplicativos da Web, o GNOME Software 43 também traz suporte aprimorado para aplicativos Flatpak, pois o gerenciador de pacotes gráficos e a loja de aplicativos agora são capazes de exibir as permissões do sistema de arquivos solicitadas pelos aplicativos Flatpak.