O Projeto GNOME compartilhou hoje uma prévia das telas de login e bloqueio renovadas no próximo ambiente de área de trabalho do GNOME 3.36. O novo ambiente está se tornando uma ótima atualização para o desktop de código aberto. Ele é usado por várias distribuições GNU/Linux por padrão, incluindo Ubuntu e Fedora. Um dos novos recursos da próxima versão são as telas de bloqueio e login renovadas. Então, o GNOME 3.36 ganha uma nova tela de login.
O Allan Day do GNOME compartilhou hoje uma prévia do novo design da tela de login e bloqueio no GNOME 3.36, que não sofreu uma grande atualização desde o lançamento do GNOME 3.6 em setembro de 2012.
GNOME compartilha uma prévia das telas de login e bloqueio no GNOME 3.36
As novas telas de login e bloqueio visam reduzir o atrito e tornar a experiência de login e desbloqueio menos frustrante.
As principais mudanças que os usuários notarão, além de parecerem super lisas, são o fato de a tela de login cinza não existirem mais e o campo de senha agora ser exibido na própria tela de bloqueio. Além disso, existem novas maneiras de ativar o campo de senha, usando um clique ou rolagem do mouse ou um botão do touchpad ou um gesto de furto.
Isso não muda necessariamente quantas teclas ou cliques são necessários para desbloquear, mas reduz quantas etapas visuais distintas estão envolvidas e faz com que toda a experiência pareça mais rápida e direta, disse Allan Day.
A facilidade de uso é excelente, mas desbloquear o computador também pode ser divertido. É assim que as novas telas de login e desbloqueio no GNOME 3.36 vêm com recursos visuais atualizados, como o uso de um fundo desfocado, o novo layout dos elementos de autenticação, a transição do relógio para o campo da senha e o uso sutil de animação para avisos sobre logins com falha.
Planejamento futuro
Para versões futuras do ambiente de área de trabalho GNOME, a equipe de design planeja melhorar ainda mais esses designs. A ideia é melhorar a capacidade de exibir o último usuário conectado em vez de selecioná-lo em uma lista. Além disso, implementar avatares de usuários com fundos desfocados na tela de seleção do usuário.
A experiência de login e desbloqueio redesenhado chegou muito tarde no ciclo de desenvolvimento do ambiente desktop GNOME 3.36. Este é previsto para lançamento em 13 de março de 2020. Portanto, a equipe de desenvolvimento estão testando-o completamente, mas eles também precisam de sua ajuda para testá-lo para que eles pode polir antes de chegar às ruas.
9to5 Linux