GNOME Mutter apresenta algumas correções para falhas de gráficos de laptops híbridos

Uma nova versão do GNOME Mutter apresenta algumas correções para falhas de gráficos de laptops híbridos. Para aqueles que usam a área de trabalho GNOME e executam um laptop com gráficos híbridos de GPU duplo, o Mutter fez algumas correções que podem ajudar se você estiver tendo travamentos.

Isso corrige dois problemas que acontecem com laptops gráficos híbridos.

  • Um é um cursor que sobrou que tem problemas para se libertar se o dGPU for desativado.

Este é corrigido invalidando (ou seja, limpando) os dados da GPU no renderizador do cursor quando uma GPU é desativada.

  • O outro é um retorno de chamada de virada de página do dGPU sendo invocado depois que o dGPU foi desativado. Este é corrigido atrasando a desativação até que o retorno de chamada de virada de página seja invocado.

GNOME Mutter apresenta algumas correções para falhas de gráficos de laptops híbridos

O desenvolvedor Jonas Ådahl, da Red Hat, está trabalhando em algumas correções para travamentos de gráficos híbridos vistos no GNOME. Um dos problemas agora resolvidos decorre de um cursor que sobrou que tinha problemas para se libertar quando a GPU dedicada era desativada, que agora foi corrigido invalidando os dados da GPU no renderizador do cursor após a desativação da GPU. 

O outro é um problema com um retorno de chamada de virada de página da GPU dedicada sendo envolvida depois que a GPU foi desativada, que agora foi corrigido atrasando a desativação até garantir que o retorno de chamada foi invocado.

GNOME Mutter apresenta algumas correções para falhas de gráficos de laptops híbridos.

Com essas correções agora mescladas ao longo de cinco patches, a experiência de gráficos híbridos no GNOME deve ser um pouco melhor.

Proposta de otimização para GNOME e NVIDIA em telas de alta taxa de atualização

O desenvolvedor de desktop do Ubuntu com foco no GNOME, Daniel Van Vugt, da Canonical, propôs uma otimização que pode ajudar na execução de gráficos NVIDIA em telas com alta taxa de atualização. Para aqueles que usam uma tela de alta taxa de atualização com gráficos NVIDIA no GNOME, especialmente com as telas atuais de 240 Hz ou 360 Hz, um melhor manuseio está a caminho para permitir mais tempo para a renderização de cada quadro antes que o Mutter do GNOME volte para um intervalo de quadros mais lento. Confira, então, a proposta de otimização para GNOME e NVIDIA em telas de alta taxa de atualização.

Mutter tem um valor de fallback de atraso de sincronização estático atualmente de 2 ms. Ao executar gráficos NVIDIA em um monitor de 240 Hz onde há um intervalo de atualização de ~ 4.1 ms, isso deixa apenas um tempo máximo de renderização de 2.1 ms antes de cair para uma taxa de atualização de 120 Hz. Mas, mudando esse valor para uma fração (valor de 0,875), ele não regredirá o comportamento para telas comuns de 60 Hz, mas permitiria um tempo máximo de renderização de cerca de 3,6 ms em vez de 2,1 ms antes de cair para uma taxa inferior. Com esses 1,5 ms extras de tempo de renderização para cada quadro, há maiores chances de o deadline ser cumprido e de evitar que o Mutter diminua para 120Hz. Da mesma forma, usar uma fração em vez do valor estático deve ser mais útil para monitores de 360 Hz e outras taxas de atualização cada vez mais altas que chegam ao mercado.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile