GNOME pode eliminar suporte à sessão X.Org

GNOME pode eliminar suporte à sessão X.Org

Solicitações de mesclagem do GNOME abertas sugerem que o ambiente de trabalho padrão do Ubuntu e do Fedora WorkStation pode eliminar o suporte à sessão X.Org. Foi aberto um conjunto de solicitações de mesclagem que efetivamente eliminariam o suporte à sessão X.Org (X11) para a área de trabalho GNOME e, uma vez que esse código fosse removido, tornaria-o um ambiente de área de trabalho somente Wayland.

Acompanhando o Fedora 40 que busca desabilitar o suporte à sessão GNOME X11 (e também tornar o KDE Plasma 6 Wayland apenas para o Fedora), o GNOME upstream está avaliando a perspectiva de desabilitar e remover o suporte à sessão X11.

Esta solicitação de mesclagem removeria os alvos da sessão X11 na sessão gnome:

“Este é o primeiro passo para descontinuar a sessão x11, os destinos do systemd foram removidos, mas a funcionalidade x11 ainda está disponível para que você possa restaurar a sessão x11 instalando os destinos no local apropriado por conta própria. O X11 tem recebido

menos e menos testes. Estamos padronizando a sessão wayland desde 2016 e é hora de abandonar completamente a sessão x11. Vamos remover os alvos neste ciclo e talvez continuar com a remoção do resto do código da sessão x11 no próximo ciclo.”

Isso foi seguido por esta solicitação de mesclagem que chegaria mais tarde – mais do que provavelmente, um ciclo depois – para realmente remover o código da sessão X11. Eliminar esse código aliviaria a sessão do gnome em 3,6 mil linhas de código diretamente.

GNOME pode eliminar suporte à sessão X.Org

Algumas preocupações já foram levantadas sobre como isso poderia impactar desktops downstream como Budgie e Pantheon que ainda não fizeram a transição completa para Wayland. De qualquer forma, veremos aonde as discussões levam, mas parece que 2024 será o ano em que o GNOME se tornará apenas Wayland.

Fonte

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile