GNOME Shell e Mutter 3.36 lançado com correções de última hora

GNOME Shell e Mutter 3.36 lançado com correções de última hora
gnome

Ao se preparar para o lançamento estável do GNOME 3.36, previsto para 11 de março, o GNOME Shell e o Mutter divulgaram seus últimos lançamentos v3.36.0 no sábado. O Mutter 3.36.0 é uma correção para um bug invisível do cursor do mouse com algum hardware e também corrige o posicionamento de janelas pop-up em configurações de vários monitores.

Enquanto isso, o GNOME Shell 3.36.0 teve um pouco mais de movimentação.

  • Há uma correção de regressão recente que faz com que as datas do GNOME Shell sejam desativadas em anos 1900;
  • o suporte do IBUS para a sessão X.Org foi corrigido;
  • a API D-Bus das Extensões do GNOME Shell sofreu algumas melhorias de última hora;
  • e outras correções.

Espera-se que o GNOME 3.36 seja uma atualização bastante grande na quarta-feira.Esta é a área de trabalho que roda o Ubuntu 20.04 LTS e o Fedora 32 nesta primavera.

Qt Creator 4.12 na versão beta

GNOME Shell e Mutter 3.36 lançado com correções de última hora

A Qt Company lançou a primeira versão beta pública do ambiente de desenvolvimento integrado do Qt Creator 4.12, focado no desenvolvimento do Qt /C ++.

O Qt Creator 4.12 Beta oferece:

  • um melhor suporte ao cliente LSP ao usar o Markdown para obter informações sobre dicas de ferramentas;
  • várias melhorias nas configurações do projeto;
  • suporte ao uso de uma ferramenta de construção Qbs fornecida externamente;
  • configuração mais fácil do suporte ao destino Android;
  • destinos remotos para Linux podem ser melhores personalizado e várias outras melhorias.

Mais detalhes sobre a liberação de sexta-feira do Qt Creator 4.12 beta via qt.io.

Ubuntu 20.04 com ZFS + Zsys

GNOME Shell e Mutter 3.36 lançado com correções de última hora

O Ubuntu 20.04 será lançado no próximo mês e será o primeiro release LTS com suporte ao ZFS para desktop Ubuntu disponível para o sistema de arquivos raiz, depois que foi fácil implantar a área de trabalho Ubuntu no último ciclo do ZFS. Uma das áreas que estão sendo expandidas com o suporte ao ZFS foi o daemon Zsys do Ubuntu, por oferecer funcionalidade extra para configurações baseadas em ZFS.

O Zsys vem adotando funcionalidades extras com o tempo e uma das mais recentes é que o Ubuntu 20.04 LTS está acionando instantâneos do sistema de arquivos ZFS nas operações de gerenciamento de pacotes APT.

O Zsys acionará os instantâneos do ZFS quando as operações de atualização/instalação/remoção do APT ocorrerem. Por sua vez, isso pode permitir configurações do tipo de reversão do sistema, caso ocorram problemas após essas transações do pacote. O suporte no Zsys foi adicionado e faz parte da nova versão do Zsys 0.4.1 para o Ubuntu 20.04 LTS. O Zsys também foi promovido para o principal pacote de pacotes do Ubuntu para 20.04 Focal.

O conceito de capturas instantâneas do sistema de arquivos nas transações de pacotes não é novidade, mas esta é a primeira vez que o vemos com uma distribuição Linux e o ZFS On Linux. Há uma década, o Fedora trabalhou nos snapshots do Btrfs com operações RPM/Yum para obter habilidades de reversão do sistema, por sua vez, ligadas ao gerenciador de inicialização GRUB. O SUSE/openSUSE também suporta snapshots com Btrfs há alguns anos.