GNOME transforma o Key Rack em um gerenciador de senhas viável

GNOME aposta no Fundo de Tecnologia Soberana e outros financiamentos para bancar desenvolvimento
GNOME 45 Beta lançado com muitas melhorias

O GNOME promete uma série de melhorias em seus programas que fazem parte deste ambiente de trabalho. Entre as novidades, temos uma melhor impressão para flatpaks. Além disso, o GNOME transforma o Key Rack em um gerenciador de senhas viável.

Esta semana no GNOME saiu com sua última edição que descreve o trabalho empolgante em andamento para a área de trabalho graças ao financiamento adicional do Sovereign Tech Fund da Alemanha, além de uma variedade de outros aprimoramentos contínuos de desktop/aplicativos.

GNOME transforma o Key Rack em um gerenciador de senhas viável

Um novo empreendimento como parte do GNOME Sovereign Tech Fund é tornar o Key Rack um gerenciador de senhas viável para o desktop GNOME.

Key Rack é um aplicativo baseado em GTK para visualizar e editar chaves, sejam elas senhas ou tokens armazenados por aplicativos. O GNOME Key Rack também pode trabalhar com segredos do Flatpak e segredos de todo o sistema. O Key Rack ainda está em seus estágios iniciais, mas com o financiamento do GNOME STF esperançosamente evoluirá para um gerenciador de senhas viável para o desktop GNOME.

O trabalho do GNOME Sovereign Tech Fund também está resultando em mais progresso no suporte global do portal de atalhos, várias melhorias de acessibilidade estão em andamento e agora há melhor suporte de impressão no Flatpak / portais. O melhor suporte de impressão chegou ao xdg-desktop-portal, xdg-desktop-portal-gnome e xdg-desktop-portal-gtk. Há também um serviço Dbus que foi submetido ao systemd upstream para systemd sysupdate.

Para essas melhorias do GNOME que surgiram nos últimos dias, veja This Week no GNOME para todos os detalhes.

GTK4 melhora o recarregamento de gráficos e integração DMA-BUF

O blog GTK descreveo algumas das melhorias recentes para este kit de ferramentas de código aberto para beneficiar os recursos de descarregamento de gráficos/GPU.

Tem havido muito trabalho em melhorar o conjunto de gráficos com GTK 4.14 e mais trabalho vindo com GTK 4.16. O back-end de mídia GStreamer dentro do GTK recebeu uma atualização para solicitar DMA-BUFs da estrutura multimídia GStreamer. O GTK 4.14 tem os mais recentes bits de integração GStreamer para melhorar o manuseio DMA-BUF.

O GTK 4.14 também tem os novos renderizadores GSK que suportam DMA-BUF e o novo renderizador Vulkan da GTK também produz DMA-BUFs ao renderizar em uma textura. O GTK 4.16 permitirá que o widget GtkGLArea forneça texturas DMA-BUF também.

O GTK também melhorou sua interação e expandiu os meios pelos quais o GTK é esperançosamente bem-sucedido no aplicativo usado, podendo se beneficiar do suporte de varredura direta, como para players de mídia. Essas melhorias de varredura direta farão parte do GTK 4.16.

Mais detalhes você encontra no post do blog GTK.org.