O software livre vem sendo cada vez mais usado para ajudar pessoas. Um exemplo disso é o surgimento de softwares. Se não, é também a realização da comunidade entre muitas pessoas, para fins humanos importantes, como a ciência, o cuidado com o meio ambiente e a saúde humana. E neste último campo, ou seja, a saúde humana e a medicina, a Comunidade apaixonada por tecnologias livres e abertas, há muito tempo criaram o projeto GNU Health, que agora nos traz a atualização 4.2 do GNU Health Hospital Management Information System (SIGH), ou seja, do “GNU Health Hospital Management (HMIS)”.
Mas, antes de iniciar este interessante post sobre a nova atualização 4.2 do Sistema de Informação de Gestão Hospitalar (SIGH) do GNU Health, ou seja, do “GNU Health Hospital Management (HMIS)”, recomendamos uma publicação anterior relacionada a este software, para leitura posterior:
Conheça o GNU Health Hospital Management (HMIS) 4.2
Em ocasiões anteriores, abordamos diretamente o Projeto GNU de Saúde e vários de seus desenvolvimentos em saúde e medicina. No entanto, para aqueles que podem nunca ter ouvido ou lido sobre isso ou não estão claros sobre o que é este projeto gratuito que é promovido pela comunidade GNU Solidario (organização humanitária sem fins lucrativos focada em medicina social), vale a pena notar que ele pode ser brevemente descrito da seguinte forma:
O projeto GNU Health fornece as ferramentas para indivíduos, profissionais de saúde, instituições e governos avaliarem e melhorarem proativamente os determinantes subjacentes da saúde, desde os agentes socioeconômicos até a base molecular da doença. Da atenção primária à saúde à medicina de precisão. Sobre o GNU Health
E entre seus projetos atuais estão os seguintes:
Sistema de Informação de Gestão Hospitalar (HMIS);
Registro Pessoal de Saúde (PHR;
Thalamus – Servidor de Autenticação e Mensagens de Federação GNU Health;
Sistema de Gerenciamento de Informações de Laboratório GNU (LIMS);
Federação de Saúde GNU;
GNU Health Embedded – Computadores de placa única (SBC)
Medicina social.
Para obter mais informações gerais sobre o GNU Health Project e todos os seus desenvolvimentos de software e atividades comunitárias, recomendamos explorar diretamente seu site oficial em inglês ou o seguinte link em espanhol.
O que há de novo na versão 4.2
O que há de novo no GNU Health Hospital Management versão 4.2
De acordo com o anúncio oficial feito no site da organização GNU Savannah, entre as muitas novidades deste lançamento podem ser mencionadas as seguintes 10:
Ele agora oferece suporte disponível para 35 idiomas.
Ele incorpora uma nova seção chamada “Foco em” dentro do formulário principal do paciente.
O Sistema de Registro Vital (VRS) agora pode emitir relatórios sobre certidões de nascimento e óbito.
Ele adiciona funcionalidade e ergonomia aprimoradas no manuseio de imagens médicas, e o pacote de cirurgia foi amplamente revisado e melhorado.
Ele inclui informações de instância e conexão visíveis no título do cliente GTK e funcionalidade aprimorada em relação ao manuseio e faturamento de seguros.
Os dados demográficos agora podem concordar em inserir a idade estimada / data de nascimento.
Os serviços de saúde têm agora a funcionalidade de “agrupar” todos os testes a partir de uma única encomenda (laboratoriais e de imagiologia médica.
A disponibilidade de um novo relatório chamado “Melhor Reunião/Avaliação do Paciente” que resume as principais informações de avaliação.
No lado técnico, os testes de unidade em cada pacote foram melhorados, acelerando os tempos de carregamento em grandes arquivos de dados e usando python-sql para a maioria das consultas.
GNU Health agora suporta REUSE (Free Software Foundation Europe). Isso é importante porque o REUSE facilita a documentação e a troca de licenças para projetos livres, como o GNU Health.