A ferramenta GNU Portability Library reescrita em Python apresenta desempenho até 100 vezes melhor. A Biblioteca de Portabilidade GNU para código de portabilidade comum entre plataformas viu uma grande reescrita para o gnulib-tool, o programa para importar módulos do gnulib para seus pacotes. Diz-se que essa reescrita de código do gnulib-tool oferece entre oito e 100 vezes mais rápido do que a implementação existente.
O programa gnulib-tool original é uma implementação de shell script para importação de módulos Gnulib em programas para melhorar a portabilidade de código. Vários desenvolvedores GNU têm reescrito o gnulib-tool em Python em vez dos shell scripts, a fim de abordar as críticas do desempenho lento.
Bruno Haible anunciou que a implementação da ferramenta gnulib Python está pronta para testes beta e deve ser muito mais rápida:
“O GNULIB-TOOL é conhecido por ser lento há muitos anos. Ouvimos as suas queixas. Uma reescrita do gnulib-tool em outra linguagem de programação (Python) está pronta para testes beta. É entre 8 vezes e 100 vezes mais rápido do que o gnulib-tool original.
Ambas as implementações devem se comportar de forma idêntica, ou seja, produzir os mesmos arquivos gerados e a mesma saída.”
GNU Portability Library reescrita em Python apresenta desempenho até 100 vezes melhor
No anúncio da lista de discussão pedindo testes beta do novo código Gnulib, ele descreve as etapas para comparar as versões shell e Python do gnulib-tool para os interessados.
GNOME Mutter 46.1 traz sincronização explícita, melhor aceleração de GPU híbrida NVIDIA
O GNOME Mutter 46.1 foi lançado neste fim de semana, enquanto os desenvolvedores se preparam para lançar o lançamento pontual do GNOME 46.1. Esta atualização do Mutter traz várias mudanças de recursos/bugs empolgantes para a série GNOME 46.
O GNOME Mutter 46.1 traz a correção para melhorar a aceleração de cópia da GPU híbrida NVIDIA para oferecer melhor desempenho para laptops híbridos que ostentam uma GPU NVIDIA discreta, enquanto a tela é acionada por meio dos gráficos integrados. E o mais empolgante é o GNOME Mutter 46.1 ter suporte explícito de sincronização com o protocolo v1 de objeto de sincronização DRM para Wayland. Essa é uma grande vitória em geral, mas especialmente para o uso de gráficos NVIDIA.
O GNOME Mutter 46.1 também corrige um problema de atraso de entrada para a NVIDIA no X11, corrigindo o escaneamento em GPUs secundárias, corrigindo alguns problemas do cliente XWayland e outras alterações.
- Implementar linux-drm-syncobj-v1
- Corrigir atraso de entrada no X11 nvidia
- Corrigir varredura em GPUs secundárias
- Não aplique tempo máximo de renderização a GPUs secundárias
- Corrigir a reutilização de buffers
de pixel único – Melhorar a verificação
de candidatos a escaneamento – Sempre use pixels lógicos para limites - Corrigir modificadores que ficam presos durante as agarragens
- Corrigir a luz noturna em monitores sem EDID
- Corrigir aceleração GPU secundária com driver
nvidia- Corrigir alguns clientes XWayland sendo parcialmente click-through - Corrigir estado
suspenso inicial – Corrigido travamentos - Correções de bugs e limpezas diversas.
Um bom lançamento pontual. O Mutter 46.1 já está disponível com essas mudanças empolgantes, enquanto o GNOME 46.1 deve ser anunciado oficialmente nos próximos dias.