Godot 4.0 vai lançar versão beta na próxima semana

"LibGodot" permite incorporar Godot Game Engine em outros aplicativos
Godot 4.0 vai lançar versão beta na próxima semana


Godot é um dos projetos de mecanismo de jogo de código aberto mais bem-sucedido, está se preparando para a versão Godot 4.0 Beta 1. Então, como parte deste processo, iniciará o congelamento de recursos para esta grande atualização do mecanismo. O Godot 4.0 vai lançar versão beta na próxima semana.

Os desenvolvedores da Godot estão planejando para 3 de agosto o início do congelamento de recursos para Godot 4.0. Os desenvolvedores estão atualmente antecipando que o lançamento do Godot 4.0 Beta 1, por sua vez, acontecerá nas próximas cinco a seis semanas, basicamente no início de setembro.

Quanto ao que se espera desse congelamento de recursos e congelamento beta,

“Alguns trabalhos ainda podem ser permitidos durante a fase beta. Recursos maiores ainda podem ser mesclados, se tiverem sido aprovados antes do lançamento da versão beta 1. Melhorias menores também podem ser aprovadas, desde que tenham suporte razoavelmente alto. A quebra de compatibilidade neste ponto deve ser mínima ou melhor ainda evitada.”

Mais detalhes sobre a próxima fase beta do Godot 4.0 via GodotEngine.org.

Godot 4.0 apresentará o renderizador Vulkan e vários outros aprimoramentos de renderizador, AA temporal, suporte OpenXR, suporte de texto para fala, muitos aprimoramentos de editor, melhor documentação e uma ampla variedade de outros aprimoramentos realizados nos últimos anos. Godot 4.0, quando lançado como estável, será um grande passo à frente por ser um mecanismo de jogo de código aberto atraente.

Godot 4.0 adiciona sombreamento de taxa variável e suporte a pré-processador de shader

Godot 4.0 vai lançar versão beta na próxima semana.

Os desenvolvedores do mecanismo de jogo de código aberto Godot anunciaram na quinta-feira que a próxima semana marcará o congelamento de recursos do Godot 4.0 enquanto se preparam para lançar o Godot 4.0 Beta 1 em setembro. No entanto, antes desse congelamento de recursos, Godot 4.0 Alpha 13 foi lançado com ainda mais recursos – incluindo sombreamento de taxa variável e outras melhorias no renderizador.

O Godot 4.0 Alpha 13 traz suporte a sombreamento de taxa variável! A implementação VRS da Godot permite vários métodos de aplicação de um mapa de densidade a uma janela de visualização que geralmente é dividida em tamanhos de pixel de 16×16 e a partir daí pode ser ajustado se um sombreador de fragmento é executado para cada pixel. 

O sombreamento de taxa variável com OpenGL e Vulkan permite especificar certas áreas da tela que devem ser sombreadas a cada pixel, enquanto outras áreas menos importantes da tela podem ser sombreadas menos. Um exemplo comum é com simuladores de corrida, onde os lados distantes da tela geralmente podem ser sombreados menos do que a área central da tela, onde os usuários prestam mais atenção aos detalhes.

O sombreamento de taxa variável é uma ótima maneira de aliviar a carga de trabalho de renderização de jogos que têm partes da tela com menos atenção aos detalhes.

Godot 4.0 Alpha 13 também possui suporte a pré-processador de sombreador e manuseio para inclusão de sombreador. Esta versão alfa também adiciona os tipos Vector4, Vector4i e Projection, uma implementação de pool de threads de trabalho, suporte de arrastar e soltar para materiais em instâncias 3D no Godot Editor e outras melhorias.

Downloads e mais detalhes sobre Godot 4.0 Alpha 13 via GodotEngine.org.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile