Sabemos há algum tempo que o Google não é realmente o maior defensor dos produtos da Microsoft. Porém, havia uma esperança de que isso mudasse com a gigante do software fazendo alterações em seu navegador de EdgeHTML para o Chromium. No entanto, não parece ser isso que vem ocorrendo na prática. Pelo menos “acidentalmente” o Google bloqueia o Microsoft Edge do Chromium ao carregar o novo YouTube. Assim, o novo Edge não pode usar a interface atualizada do YouTube.
E depois de listar anteriormente o Microsoft Edge baseado no Chromium como não suportado em uma série de serviços, como o Google Docs, o Google agora dá um passo além e impede que o navegador se conecte completamente à nova versão do YouTube.
Mensagem informa sobre bloqueio
Great. YouTube now no longer works with the new Edge. You get this message, asking you to download Chrome, or you have to revert to the old YouTube design. pic.twitter.com/gsxi50IEtr
— Zac Bowden (@zacbowden) May 28, 2019
Conforme relatado no Twitter, o Edge não pode ser usado para carregar a interface atualizada do YouTube, é claro, não sem alterar o agente do usuário para emular o Google Chrome.
“Seu navegador não é suportado. Experimente com o Google Chrome mais recente ”, diz uma mensagem exibida no YouTube quando a página é carregada no novo navegador Microsoft Edge.
Como resultado, os usuários do Windows 10 e do macOS que instalaram a visualização do Microsoft Edge em seus dispositivos estão presos à versão antiga do YouTube.
O Google diz que é apenas um bug
Restringir o acesso ao novo YouTube não é necessariamente surpreendente, não porque o Google esteja tentando favorecer seu próprio navegador, mas porque Edge em si é um trabalho em andamento. No entanto, como todo o propósito é testar tanto o serviço quanto o navegador, tal restrição não faz sentido, já que os usuários seriam praticamente impedidos de testar o novo YouTube se essa limitação permanecer.
Em uma declaração, no entanto, o Google diz que a coisa toda é apenas um acidente e promete resolvê-lo o mais rápido possível.
Sabemos que os usuários de uma versão de visualização do Edge com base no Chromium estão sendo redirecionados para a versão antiga do YouTube. Estamos trabalhando para resolver esse problema. Estamos comprometidos com o suporte ao YouTube on Edge e pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa estar causando, afirma o Google.
O Microsoft Edge está atualmente disponível na pré-visualização do Windows 10 e do MacOS, e uma versão de teste para versões mais antigas do Windows está prevista para os próximos meses.