A crise humanitária na Turquia e na Síria está movimentando o mundo inteiro para enviarem suas ajudas na forma de doações para esses países. No entanto, golpistas estão praticando o roubo de doações para a Turquia, abusando de plataformas legítimas como PayPal e Twitter.
Crise humanitária na Turquia e na Síria
Nos últimos dias, um terremoto de alta magnitude ceifou mais de 15.000 vidas nos dois países. Esse terremoto também causou grandes danos à infraestrutura e interrompeu a conectividade de rede no Oriente Médio e na região do Mediterrâneo.
À medida que o governo, as empresas e as organizações de caridade se empenham para arrecadar fundos e ajudar as vítimas desse desastre ecológico, os agentes de ameaças não perdem tempo em atingir doadores inocentes e praticarem os seus golpes para roubarem essas doações.
Golpistas abusam do PayPal e Twitter para roubo de doações
O BleepingComputer identificou vários golpes em execução no Twitter e abuso de plataformas legítimas, como as páginas de arrecadação de fundos do PayPal, para criar sites fraudulentos convincentes e praticar o roubo de doações de doadores dessa tragédia ocorrida na Turquia e na Síria.
Em um dos golpes, os cibercriminosos desenvolveram uma campanha de arrecadação de fundos chamada “Turkey Earthquake Relief” (Alívio do terremoto na Turquia) no Twitter.
Para ganhar alguma credibilidade, a conta retuita persistentemente atualizações de agências de notícias estabelecidas e funcionários do governo. Abaixo, a página identificada na plataforma:
Como você pode observar, há um link do PayPal na biografia desta conta. Os golpistas levam doadores ao site real do PayPal.com, que hospeda uma página de arrecadação de fundos: “https://www.paypal.com/pools/c/8RmZmKAxvQ”.
A conta falsa do Twitter já foi suspensa, embora a página de arrecadação de fundos do PayPal ainda esteja ativa, de acordo com o Bleeping Computer. De acordo com o site, a arrecadação de fundos do PayPal arrecadou um total de $ 900 (cerca de quase R$ 4.700,00) em doações, com o criador da página “doando” $ 500 (quase R$ 2.600,00) para sua própria “causa” para fazer a arrecadação de fundos parecer autêntica.
O BleepingComputer relatou esta arrecadação de fundos ao PayPal e abordou a empresa para comentar. Um porta-voz do PayPal compartilhou uma declaração com o site:
O PayPal é usado por mais de 500.000 instituições de caridade legítimas e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo. Embora a grande maioria das pessoas que usam o PayPal para aceitar doações tenha as melhores intenções, inevitavelmente há algumas que tentam se aproveitar da natureza caridosa e da generosidade dos outros.
A empresa revelou que “as equipes do PayPal estão sempre trabalhando diligentemente para examinar e banir contas, principalmente após eventos como o terremoto na Turquia e na Síria, para que as doações sejam destinadas às causas pretendidas”.
O PayPal ainda disse que incentiva a comunidade a sinalizar qualquer atividade suspeita para a empresa.
Sempre, recomendamos que qualquer pessoa que queira apoiar os esforços de socorro a desastres o faça por meio de organizações ou campanhas corporativas comprovadas e confiáveis.