No ano passado, a Apple anunciou que ofereceria um programa de auto-reparo para iPhones. Embora o programa ainda não tenha nome ou data de lançamento, ele permitirá que qualquer pessoa compre kits para reparar seu smartphone. No mês passado, a Samsung lançou um programa semelhante em colaboração com o iFixit. Agora é a vez do Google, que acaba de anunciar um programa de auto-reparo para seus smartphones Pixels.
Anúncio do programa de auto-reparo do Google
Para não ficar de fora da diversão, o Google anunciou agora seu próprio programa de auto-reparo do Pixel. Assim como a Samsung e a Apple, o programa do Google não tem nome ou data de lançamento definidos. Assim como a Samsung, o programa do Google também envolve uma parceria com a iFixit.
Sem surpresa, o sistema do Google soa igual ao oferecido pelas outras duas empresas. Você poderá comprar kits de reparo para vários aspectos de um telefone Pixel, incluindo tela, bateria e câmera. Esses kits virão com peças genuínas do Google e, em alguns casos, ferramentas e instruções do iFixit.
A ideia é muito bacana e, muitas outras empresas sevem aderir à mesma, em breve. Consertar os smartphones em autorizadas das empresas, nem sempre é uma tarefa simples e rápida, já esse programa, tem tudo para ser, claro, se os kits de reparo não demorarem até chegar às mãos dos usuários, quando precisarem de um, por exemplo.
Kits de reparo
Haverá kits para todos os telefones Pixel a partir do Pixel 2, incluindo futuros dispositivos Pixel inéditos. O programa estará disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália. Também estará disponível nos países europeus específicos onde o Pixel está disponível. Mas, assim como esperamos das outras duas empresas, talvez o programa se estenda para mais países.
Este novo programa de auto-reparo do Pixel, sem dúvida, deixará os entusiastas do direito de reparo felizes. No entanto, todos esses três programas de grandes empresas de eletrônicos provavelmente são respostas preventivas à futura legislação de direito de reparo, em vez de dar aos consumidores o que eles desejam, aponta o AndroidAuthority.
Apesar de parecer apenas que as empresas estão se adequando às leis, pelo menos a opção de consertar as coisas está finalmente a caminho. Esperamos que mais empresas possam aderir á novidade em breve. Inclusive, será bem interessante se os usuários do mundo inteiro tiverem acesso aos programas de auto-reparo dessas empresas. Esperamos que, em breve, o conservo dos smartphones, sejam tão simples quanto carregá-los.
Via: AndroidAuthority