Google anuncia Sovereign Controls para o Google Workspace

Google anuncia Sovereign Controls para o Google Workspace
Google anuncia Sovereign Controls para o Google Workspace

Um novo recurso para aumentar a segurança de dados acaba de ser anunciado pelo Google para o Google Workspace: o Sovereign Controls. Ele surge no contexto das novas regras de dados europeias. Destinados a organizações do setor público e privado, os novos controles devem ser lançados no final de 2022. Eles permitirão controlar, limitar e monitorar as transferências de dados de e para a UE, e o Google diz que ainda recursos serão adicionados em 2023.

As mudanças significam que, além do monitoramento e controles extras de dados, os usuários do Google Workspace poderão gerar registros detalhando o acesso aos dados e as ações.

Google anuncia Sovereign Controls para o Google Workspace

Em uma postagem no blog do Google Cloud, Javier Soltero, vice-presidente e gerente geral do Google Workspace, diz que os novos controles vêm além dos recursos existentes de criptografia do lado do cliente, regiões de dados e controles de acesso.

Google anuncia Sovereign Controls para o Google Workspace
Google anuncia Sovereign Controls para o Google Workspace.

Olhando mais para o futuro, o Google forneceu detalhes de alguns dos novos controles de acesso que devem ser implementados em 2023:

  • Restringir e/ou aprovar o acesso ao suporte do Google por meio de Aprovações de acesso
  • Limite o suporte ao cliente à equipe de suporte baseada na UE por meio do Gerenciamento de acesso
  • Garanta suporte 24 horas por dia da equipe de engenharia do Google, quando necessário, com infraestrutura de desktop virtual remota
  • Gere relatórios de log abrangentes sobre acesso a dados e ações por meio da transparência no acesso, que já está disponível no GA

Soltero conclui dizendo:

O Sovereign Controls para o Google Workspace fornecerá soberania digital por meio de um conjunto abrangente de recursos para organizações que trabalham em e entre as regiões da UE. 

Paralelamente, o Google Cloud continuará a fornecer aos clientes mecanismos legais para transferência internacional de dados, o que incluirá a disponibilização das proteções oferecidas pela nova estrutura de transferência de dados da UE assim que for implementada.

Continuamos comprometidos em equipar nossos clientes na Europa e em todo o mundo com soluções técnicas poderosas que os ajudem a se adaptar e manter-se atualizados em um cenário regulatório em rápida evolução. Projetamos e criamos o Google Workspace para operar em uma base segura, oferecendo recursos para manter nossos usuários seguros, seus dados seguros e suas informações privadas. 

A soberania digital é fundamental para nossa missão contínua na Europa e em outros lugares, e um princípio orientador no qual os clientes podem confiar agora e no futuro.

Mais informações estão disponíveis na postagem do blog.

Via Betanews