Google: Aplicativo de segurança pessoal, Personal Safety, detectará acidentes e ligará para serviço de emergência!

google-aplicativo-de-seguranca-pessoal-personal-safety-detectara-acidentes-e-ligara-para-servico-de-emergencia

Nas últimas semanas lemos muitas notícias sobre a capacidade de detecção de quedas do Apple Watch, inclusive em momentos em que acionar o serviço emergência salvou a vida de alguns usuários. Agora o Google esta implementando algo semelhante, no entanto, voltado para à segurança do carro, saiba um pouco mais sobre o Google Personal Safety.

De acordo com um artigo publicado no XDA, o Google esta desenvolvendo um aplicativo de segurança pessoal, que vai identificar acidentes de carro. O aplicativo Personal Safety é destinado aos telefones Pixel do Google. Isso será possível devido ao uso do acelerômetro, microfone e vários sensores.

E assim, os telefones Pixel do Google vão tentar identificar o acidente, e caso seja identificado algo suspeito, o telefone vai emitir um alarme alto afim de interagir com o proprietário. No entanto, caso o usuário não interaja com o telefone ele ligará para o serviço de emergência e fornecerá a localização.

Até o momento, o serviço tanto do Apple Watch quanto do aplicativo de segurança pessoal do Google, estão funcionando e sendo testados, respectivamente, para chamadas para o 911, que é o serviço de emergência dos EUA. No Brasil, os dispositivos ainda não conseguem funcionar de forma semelhante, devido a uma limitação tecnológica.

Mas, os dispositivos poderão ligar para os números cadastrados pelos usuários. Estes número são os dos contatos de emergência, que geralmente são de familiares, amigos, pessoas próximas e que seus telefones tenha sido previamente cadastrados.

Os  desenvolvedores do XDA conseguiram ter acesso a listagem da Play Store. O Google havia publicado prematuramente, inclusive foi possível localizar capturas de telas do aplicativo. O nome do aplicativo, ainda em inglês é Personal Safety.

Na prática, como o Google Personal Safety funcionará?

O Google diz que a Personal Safety usa a localização do Pixel, sensores de movimento e “áudio ambiente” do microfone para descobrir se ocorreu um acidente. (Talvez esteja escutando vidros quebrados ou colisões semelhantes à forma como o Alexa Guard pode ouvir arrombamentos).

Mas, a empresa também alerta que “atividades de alto impacto podem ativar a detecção de acidentes de carro”, para que haja ocasiões em que você precisará toque em “Estou bem” para interromper uma chamada de emergência com gatilho falso.

Depois de confirmar que você está bem, o Personal Safety pergunta o que aconteceu e você pode escolher entre nenhuma falha ou falha menor para ajudar a melhorar a precisão da detecção futura. Por hora, e acreditamos que por algum longo tempo, o aplicativo seja testado nos EUA, e só depois de algum tempo seja liberado para o grande público ou apenas para os telefones Pixel, neste caso a próxima geração dos telefones Pixel 4.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile