Os desenvolvedores que possuem aplicativos de gravação de chamadas na Play Store, terão seus apps bloqueados pelo Google. Uma nova política da Google Play Store está definida para bloquear aplicativos de gravação de chamadas de terceiros da loja online a partir de 11 de maio.
Mudança nas políticas da Google Play Store
As alterações na política do Google Play inicialmente identificadas no Reddit pelo usuário /u/NLL-APPS significam que haverá mais restrições impostas ao acesso à API de acessibilidade pelos desenvolvedores. Isso foi usado como uma solução alternativa para ativar a gravação de áudio de chamadas remotas, mas o Google não permitirá que aplicativos listados na Play Store usem o Serviço de Acessibilidade a partir de 11 de maio.
Além disso, o Google também esclareceu qualquer confusão sobre essa mudança de política em uma recente webinar do desenvolvedor, aponta o AndroidAuthority (Via: 9to5Google). A decisão está seguindo as novas diretrizes e deve ser consumada em 11 de maio.
Gravação de chamadas
Muitos aplicativos permitem a gravação do áudio da chamada sem que o outro participante esteja ciente. Essa mudança de política, portanto, afeta apenas aplicativos de terceiros na Play Store. Muitos aplicativos de discagem padrão, como o Google Phone, o Mi Dialer e outros, têm a funcionalidade nativa de gravação de chamadas integrada em dispositivos específicos.
Em outras palavras, esses aplicativos de discagem padrão em dispositivos como smartphones Pixel e Xiaomi não serão afetados pela alteração. Você conseguirá gravar suas chamadas normalmente quando as novas regras entrarem em vigor.
O 9to5Google aponta que, Moun Choi, líder de operações de conteúdo do Google, explicou as ramificações diretas durante o webinar dedicado ao desenvolvedor: “Remoto, neste contexto, refere-se à gravação de áudio de chamadas em que a pessoa do outro lado não sabe que a gravação está ocorrendo.
“Se o aplicativo é o discador padrão no telefone e também pré-carregado, o recurso de acessibilidade não é necessário para obter acesso ao fluxo de áudio recebido. Portanto, não estaria em violação. Como este é um esclarecimento de uma política existente, o novo idioma será aplicado a todos os aplicativos a partir de 11 de maio.” Portanto, em essência, isso significa que, se você puder gravar chamadas usando seu aplicativo de discagem pré-instalado, não perderá a funcionalidade.
No entanto, se você usar um aplicativo baixado da Google Play Store, a gravação de chamadas pode não ser possível no futuro. Todavia, o Google não deixa claro se os aplicativos existentes que usam essa API de acessibilidade serão retirados da Play Store.
Via: 9to5Google