Google deve enfrentar um processo por coleta de dados dos usuários

Google deve enfrentar um processo por coleta de dados. O processo afirma que a empresa rastreou dados dos usuários mesmo no modo anônimo.

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Imagem: 9to5Google

Um juiz da Califórnia decidiu que o Google tem que enfrentar um processo coletivo que afirma que a empresa secretamente coleta dados de usuários, mesmo quando eles estão usando o modo anônimo, informou a Bloomberg.

Imagem: Antyweb

Processo que o Google enfrentará por coletar dados de usuários

Três usuários entraram com uma reclamação em junho de 2020 alegando que o Google tem um “negócio de rastreamento de dados difundido”, e seu rastreamento persiste mesmo que os usuários tomem medidas para proteger suas informações privadas, como usar o modo anônimo no Chrome ou navegação privada no Safari e outros navegadores. 

O Google tentou anular o caso, mas a juíza distrital dos EUA Lucy Koh escreveu em sua decisão que a empresa “não notificou os usuários que o Google se envolve na suposta coleta de dados enquanto o usuário está no modo de navegação privada”.

A empresa disse em um processo judicial que deixa claro para os usuários “que anônimonão significa invisível e que a atividade do usuário durante a sessão pode ser visível para os sites que eles visitam e quaisquer serviços analíticos ou de anúncios de terceiros os sites visitados usam”.

Além disso, o porta-voz do Google, José Castañeda, disse em um e-mail ao site The Verge, no sábado passado, que a empresa contesta as alegações do processo e que se defenderiam ” vigorosamente contra eles”.

O porta-vos disse ainda que o modo de navegação anônima do Chrome dá aos usuários a opção de navegar na Internet sem que a atividade seja salva em seu navegador ou dispositivo. “Como declaramos claramente cada vez que você abre uma nova guia anônima, os sites podem ser capazes de coletar informações sobre sua atividade de navegação durante a sessão.”

O Google disse no início deste ano que está eliminando os cookies de rastreamento de terceiros e diz que não planeja substituir os cookies por algo que pode ser tão invasivo, embora afete os negócios de publicidade da empresa.

Com informações de: Bloomberg / The Verge
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