Google e Apple percebem que seus rastreadores de localização podem ser um grande problema!

apple-adiciona-oficialmente-alertas-de-rastreador-indesejado-no-ios-17-5
Imagem: TechTimes

Mesmo o Tile tendo sido o primeiro grande player na indústria de rastreadores Bluetooth, o AirTag da Apple acabou conquistando o mundo. Os usuários podem localizar o dispositivo pequeno e relativamente barato onde quer que esteja. Com um rastreador, é possível que você nunca mais perca suas chaves, bolsa, carteira ou telefone. Mas, eles também podem ser um problema e, Google e Apple sabem disso. As empresas perceberam que seus rastreadores de localização podem ser um grande problema!

Os rastreadores Bluetooth também podem ser usados ??para rastrear pessoas. Às vezes, essas pessoas podem não saber que estão sendo rastreadas. Este é um grande problema, e tanto o Google quanto a Apple anunciaram uma parceria para ajudar a combater esse problema.

Google e Apple anunciam parceria para resolver os problemas gerados por rastreadores de localização

As empresas divulgaram uma carta conjunta anunciando a criação de uma minuta de especificação relacionada a esse assunto. Essencialmente, este anúncio funciona como uma carta de intenção. As duas empresas querem que haja padrões universais em todo o setor para qualquer empresa que esteja criando ou queira criar rastreadores Bluetooth. Samsung, Tile, Chipolo, eufy Security e Pebblebee anunciaram apoio à ideia.

O aspecto mais importante desse rascunho de especificação seria um sistema de alerta que funciona tanto no iOS quanto no Android. Este sistema irá alertá-lo se você estiver possivelmente sendo rastreado por um rastreador Bluetooth, independentemente de qual empresa fez esse rastreador. Em outras palavras, se você tivesse um telefone Android e estivesse sendo seguido por um AirTag, seu telefone o alertaria.

Esse mecanismo de segurança é essencial nos dias atuais, em que pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua segurança. E, ser rastreado, não traz segurança nenhuma, pelo contrário, atrai riscos.

Embora o Google e a Apple sejam a principal força por trás desta carta, apenas a Apple possui um rastreador Bluetooth disponível comercialmente. Rumores sugerem que o Google tem seu próprio rastreador em andamento. Com o codinome “grogu” (também conhecido como “Baby Yoda”), o rastreador pode chegar comercialmente como Nest Locator Tag em algum momento deste ano.

Enquanto isso, o Google e a Apple estão procurando líderes do setor e organizações de caridade para obter ajuda na criação dessa especificação. Até agora, a Rede Nacional pelo Fim da Violência Doméstica já manifestou apoio. Isso é um grande problema, pois as vítimas de violência doméstica correm sério risco de serem rastreadas por seus agressores, mesmo quando conseguem escapar.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile