O Google inicia nesta semana o Certificado Profissional de Suporte em TI, curso desenvolvido pela empresa e hospedado no Coursera, plataforma de ensino on-line. Este programa faz parte do Cresça com o Google, iniciativa para ajudar os brasileiros a obterem as habilidades digitais necessárias para encontrar um emprego.
O curso traduzido para o português, inicialmente anunciado a um US$ 39 por mês, agora será oferecido por US$ 19, após um esforço do Google e do Coursera para garantir o acesso de brasileiros de todas as origens.
O Certificado Profissional de Suporte em TI oferece conteúdo relevante para o setor e é altamente interativo, além de contar com laboratórios práticos desenvolvidos por funcionários do Google que trabalham na área. O curso foi projetado com o objetivo de preparar os alunos para um trabalho de nível básico em suporte de TI em aproximadamente seis meses. Nenhum treinamento ou experiência anterior é necessário.
“Os laboratórios do programa são ótimos e são uma oportunidade para ganhar experiência prática. Isso te dá um gostinho do que é ser um profissional de suporte em TI”, diz a brasileira Sandra Massie, que fez o curso nos Estados Unidos.
O Certificado Profissional de Suporte em TI ajudou Sandra a mudar sua carreira de gerente de um restaurante para consultora em TI de uma empresa americana. Mais no blog do Coursera (em inglês).
Como parte desse lançamento, o Google está oferecendo bolsas a mais de 2 mil pessoas no Brasil graças a uma doação de R$ 4,5 milhões do Google.org, braço de filantropia do Google, à Junior Achievement Brasil (JA Brasil) para ajudar a comunidades carentes a terem acesso gratuito ao programa.
A JA Brasil vai se juntar a outras organizações de sociedade civil e entidades governamentais com o objetivo de identificar pessoas em grupos prioritários, incluindo jovens, pessoas desempregadas, mulheres e negros, em vários Estados do Brasil, e fornecendo a eles uma bolsa de estudos. Os selecionados pela JA Brasil também receberão capacitação em habilidades complementares para estarem mais preparados para o mercado de trabalho.
Segundo dados do Hays Journal, considerando o cenário global para os próximos 10 anos, mais de 90% de oportunidades de emprego terão como requisito que os candidatos tenham conhecimentos digitais. Outro dado interessante é que pessoas com esse tipo de competência no currículo serão quatro vezes mais atraentes para as empresas em comparação com pessoas sem esse conhecimento.
Além disso, a taxa de desemprego no Brasil está em 13% e a procura por profissionais especializados em TI vai chegar a 420 mil até 2024, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) no documento ICT Sector Report 2019.
Vale ressaltar que, de acordo com o índice de habilidades digitais apresentado no começo do ano pelo Google em pesquisa colaborativa com a McKinsey, o investimento em treinamento e desenvolvimento dessas habilidades pode acarretar em um aumento de R$ 70 bilhões no PIB do Brasil em 2025, correspondendo a um crescimento de 40% em renda.
Quando o aluno concluir o curso, ele poderá optar por compartilhar suas informações diretamente com grandes empregadores que aceitaram considerar esses novos profissionais para vagas em suporte de TI, entre elas estão: Coca-Cola, Cognizant, Localiza, Magalu, Telhanorte, Tumelero, Rappi e Google entre outros.
“A colaboração e a inovação são dois de nossos valores na Saint-Gobain Distribuição. Estar em parceria com o Google no projeto Certificado Profissional de Suporte em TI é colocar em prática estes nossos valores, além de estar participando de uma iniciativa maravilhosa que nos traz uma possibilidade futura de novos talentos com visão diversa e que tragam diferencial para nossa organização.” – André Svartman, diretor de Marketing da Saint-Gobain Distribuição Brasil