Google é processado em um grande processo antitruste

Google é processado em um grande processo antitruste multiestadual. O processo movido diz respeito às taxas da Play Store.

Pesquisa do Google vai remover informações de contato pessoais
Imagem: ComputerWorld

Um novo processo contra o Google acaba de ser aberto em um tribunal federal dos Estados Unidos. Nada menos que 36 estados e o Distrito de Columbia, representando mais da metade do país, estão processando o Google por práticas monopolistas (antitruste).

O Android Police aponta que o mercado de telefonia móvel tem hesitado sobre os cortes que o Google e a Apple fazem na distribuição de aplicativos móveis desde que a Epic fez seu grande estrago no Fortnite no ano passado e, talvez isso tenha gerado um efeito dominó, por isso o novo processo.

google-e-processado-em-um-grande-processo-antitruste
Imagem: Zipix

Segundo o Android Police, dezenas de procuradores-gerais estaduais entraram com o processo em um tribunal federal da Califórnia, visando especificamente o corte de 30% que o Google leva para aplicativos pagos, assinaturas e compras no aplicativo.

Essa taxa cobrada pelo Google é a mesma da Apple, e tem sido assim desde o início da era do smartphone. É importante notar que o processo é um caso de participação bipartidária entre funcionários da justiça, uma ocorrência rara no atual clima político americano amargamente dividido. Os estados participantes incluem Califórnia, Nova York, Utah, Carolina do Norte, Tennessee, Arizona, Colorado, Iowa e Nebraska, de acordo com o Politico.

Processo movido contra o Google

Um acerto de contas para o duopólio atual está no horizonte desde que a Epic, editora do jogo fenomenalmente popular e multiplataforma Fortnite, intencionalmente provocou o Google e a Apple para lançar suas plataformas contornando as taxas para compras de moeda do jogo. Isso resultou em uma ação judicial imediata contra as duas empresas, que ainda está em andamento e trazendo algumas notícias muito interessantes como resultado do processo de descoberta. O mesmo juiz federal que preside os processos da Epic, James Donato, supervisionará o novo processo multiestadual.

Ainda segundo o Android Police, ambas as empresas tentaram mitigar a situação com cortes muito cuidadosos nessas taxas, e o Google está dando um passo adiante ao abraçar mais completamente as lojas de aplicativos de terceiros a partir do Android 12 ainda este ano.

No entanto, parece que essas tentativas foram ignoradas pelos departamentos de justiça estaduais. Assim, o processo foi “lançado” e o Google pode enfrentar uma grande batalha judicial. Além disso, o Google também já está enfrentando um processo antitruste federal em andamento sobre suas práticas de busca e publicidade.

Não temos como prever em quê esse processo vai dar. Com o Google já enfrentando processo na justiça, parece que a empresa precisará aumentar ainda mais os esforços para enfrentar mais essa batalha judicial.

Via: AndroidPolice