De acordo com o Android Central, o órgão antitruste alemão investiga as filiais do Google na Alemanha, Irlanda e na empresa controladora Alphabet. As razões para esta investigação são o processamento de dados e os termos de concorrência de mercado.
O Escritório Federal de Cartéis da Alemanha, conhecido como Bundeskartellamt examinará de perto os termos de processamento de dados do Google para determinar se os consumidores que usam os serviços do Google, como Pesquisa, YouTube e Mapas, têm escolha suficiente sobre como seus dados são usados. Além disso, ele examinará “até que ponto os termos fornecem ao Google a oportunidade de processar dados em uma ampla base cruzada de serviços” e como os termos se aplicam ao processamento de dados obtidos de aplicativos e sites de terceiros.
“Um ecossistema que se estende por vários mercados pode ser uma indicação de que uma empresa detém essa posição de mercado. Muitas vezes, é muito difícil para outras empresas desafiar esta posição de poder. ” O presidente do Bundeskartellamt, Andreas Mundt, anotou em sua declaração. “Devido ao grande número de serviços digitais oferecidos pelo Google, como o mecanismo de pesquisa do Google, YouTube, Google Maps, o sistema operacional Android ou o navegador Chrome, a empresa pode ser considerada de extrema importância para a competição em todos os mercados.”
Esta não é a primeira vez que os reguladores do país acusam o Google de buscar políticas anticompetitivas. O Google enfrentou casos semelhantes nos Estados Unidos e na China. Recentemente, o Google teve que fazer um acordo com editores franceses sobre os direitos de uso de seu conteúdo.
Alemanha quer proteger a concorrência e os dados, por isso a investigação antitruste contra o Google
O Google negou sistematicamente as alegações de políticas anticompetitivas. A empresa disse em um comunicado ao Android Central: “As pessoas escolhem o Google porque é útil, não porque são forçadas ou porque não conseguem encontrar alternativas. Os consumidores na Alemanha têm muitas opções online e damos às pessoas controles simples para gerenciar suas informações e limitar o uso de dados pessoais. Cooperaremos totalmente com a Autoridade de Concorrência Alemã e esperamos responder às suas perguntas. ”
A Alemanha aprovou recentemente leis para proteger a concorrência de mercado. De acordo com as novas regras, o Bundeskartellamt pode tomar medidas contra empresas com políticas anticompetitivas. Além disso, haverá mais supervisão das políticas de concorrência corporativa.
Além disso, o Google não é a única empresa a ser monitorada pela nova lei na Alemanha. O Facebook e a Amazon já tiveram casos semelhantes na Alemanha antes. As autoridades alemãs proibiram anteriormente o Facebook de coletar dados de sites de terceiros sem a permissão dos usuários. O Tribunal de Justiça Europeu está a investigar o caso.