O Google está trabalhando no MicroDroid, que a empresa diz ser uma “imagem Linux mínima baseada no Android”. De acordo com a descrição, o MicroDroid será usado em máquinas virtuais; e é projetado como uma “versão simplificada da imagem genérica do sistema Android (GSI)”.
O GSI já é uma construção simples do Android de código aberto, mas o MicroDroid parece ser ainda mais reduzido. O objetivo deste projeto pode ser permitir a execução de uma versão mínima do Android em um “hypervisor” para permitir a virtualização de um aplicativo Android individual em vez de fornecer um ambiente desktop completo.
Google está trabalhando no MicroDroid, uma versão simplificada do Android
O projeto é parte de um esforço maior do Google para habilitar a virtualização em hardware Android, em um esforço para melhorar a segurança. Especificamente, o Google está trabalhando para trazer o mecanismo de virtualização do kernel Linux chamado KVM para dispositivos Android equipados com SoCs ARM64.
Para gerenciar essas máquinas virtuais, o Google está adaptando o Chrome OS VMM (crosvm), que é usado para rodar aplicativos Linux no Chrome OS, para o Android.
O Google está se preparando para entregar o crosvm como parte de um novo pacote APEX chamado Virtualization; ao mesmo tempo, traz seu projeto “protected KVM” para ARM64 para forks de kernel Linux do Android.
Com o MicroDroid, o Google deseja executar pequenas máquinas virtuais junto com o Android. O Microdroid terá o mínimo de componentes, como os serviços init e binder, para se comunicar com o host Android.
Também é possível que isso esteja relacionado aos esforços do Google para estender a ideia por trás do crosvm para aplicativos Android como parte do projeto ARCVM em andamento da empresa.
XDA Developers