Se você é fã do prático recurso Smart Compose com machine learning do Google (usado para preencher palavras e frases automaticamente no Gmail), ficará satisfeito ao saber que ele está chegando ao Google Docs em um futuro próximo.
De fato, o recurso de inteligência artificial (IA) já está disponível para testar se você é um “administrador de domínio”. Você pode se inscrever para a versão beta na página oficial do Google para o aplicativo de teste. Porém, no momento, ele está limitado aos que escrevem em inglês.
Google traz o Smart Compose para o Gmail
Para aqueles que não sabem como o Smart Compose funciona, a ferramenta usa a IA para aprender com seus hábitos de escrita e, posteriormente, oferecer sugestões contextuais personalizadas enquanto você digita. Obviamente, você pode desativar esse recurso se preferir enviar todos os seus e-mails manualmente, mas pode ser útil para evitar erros de ortografia e gramática.
Em ambientes profissionais, onde você pode analisar dezenas de e-mails por dia, o Smart Compose é ainda mais útil. Ele permite que você gaste menos tempo digitando as mesmas palavras e frases repetidamente e, embora nem sempre esteja certo (é possível receber algumas sugestões bizarras), é confiável na maioria das vezes.
No entanto, resta ver o quão bem o Smart Compose se comportará no Docs. Um documento no Docs geralmente é significativamente mais longo que um e-mail médio, com muito mais variação em termos de idioma e temas. Uma pessoa pode criar dois documentos com públicos e estilos de escrita completamente diferentes, o que pode dificultar o desenvolvimento do aconselhamento personalizado do Smart Compose.
Ainda assim, reservamos os julgamentos finais até vermos a ferramenta em ação.
Neste artigo, você viu que o Google está trazendo o recurso Smart Compose do Gmail para o Google Docs.
Fonte: Tech Spot
Leia também:
Google lança “Season of Docs” para melhorar documentação de código aberto