Uma boa surpresa para quem possui computadores muito antigos e que não rodam direito novos sistemas operacionais. Apesar de termos várias distribuições Linux para esta finalidade, o Google resolveu apostar alto neste segmento. A empresa anunciou que seu sistema operacional Chrome OSdeixará de ser exclusivo dos Chromebooks. O objetivo é que um novo sistema seja capaz de dar performance e desempenho a PCs e Macs antigos. E assim, o Google lança o projeto batizado de Chrome OS Flex, que pode ser instalado gratuitamente mesmo em computadores com até 13 anos de idade e dar-lhes vida, em substituição a outros sistemas como Windows e Mac. É importante destacar que computadores antigos falham com as novas versões que Windows e MacOS trazem ao mercado.
Aqueles que desejam experimentar uma versão inicial do Chrome OS Flex devem se registrar no site do Chrome Enterprise e fornecer algumas informações pessoais. Claro que, por enquanto, o sistema operacional está em fase de acesso antecipado e “você pode experimentar alguma instabilidade”, alerta o Google. Por enquanto, o modo de avaliação é apenas para clientes empresariais.
O que a assinatura promete é que, mesmo que seu computador seja antigo, o Chrome OS Flex oferecerá segurança ao seu PC ou Mac, eles terão uma inicialização rápida, não desacelerarão com o tempo, atualizarão automaticamente e podem ser gerenciados a partir da nuvem. O Chrome OS Flex é baseado no código-fonte do Chrome OS. E, portanto, terá a mesma taxa de atualização. Assim, este SO pode ser definido como uma versão do Chrome OS que se adapta ao hardware do computador.
Google lança Chrome OS Flex para substituir Windows ou MacOS em computadores antigos. Você poderá instalar aplicativos Linux
Deve-se notar que ele não oferecerá a Play Store. Portanto, não será possível instalar aplicativos Android. Porém, se você tiver um computador não muito antigo, ele poderá suportar aplicativos Linux.
Então, se você possui um PC ou Mac, pode acessar esta atualização gratuitamente. O próprio Google lançou esse sistema operacional pensando em computadores antigos que rodam muito devagar com Windows ou MacOS ou que não têm mais acesso a atualizações de segurança de forma ágil.
Se você quiser experimentar o software, mesmo que ainda estejamos em versões anteriores, a inscrição lhe dá a chance de experimentá-lo com um USB antes de entrar e substituir o Windows ou Mac pelo Chrome OS. A empresa promete que o download leva apenas alguns minutos.
Você pode primeiro criar uma unidade USB inicializável do Chrome OS Flex para testá-la antes de instalá-la. Se você gosta de como ele funciona e está pronto para dizer adeus ao sistema operacional que está usando, deve instalar o Chrome no seu computador. Você também pode levar o Chrome OS Flex para mais dispositivos em sua empresa usando uma unidade USB ou implantação de rede.
Serviço baseado em nuvem. Chrome OS Flex e o Chrome OS não são a mesma coisa
Lembre-se que o que este sistema operacional oferece é gerenciamento em nuvem. O Chrome OS Flex e o Chrome OS não são a mesma coisa. Se quiser mais informações sobre as diferenças, acesse este link. O primeiro não possui recursos como virtualização de aplicativos (explicamos anteriormente que você não poderá carregar aplicativos Android nesses aparelhos antigos).
Para experimentar o Chrome OS Flex você precisa de um PC Windows ou Mac e Google Chrome, para criar a instalação USB; uma unidade flash USB com capacidade de 8 GB ou mais; um PC com arquitetura X86-64 da Intel ou AMD; um computador com pelo menos 4 GB de RAM e 16 GB de armazenamento; e processador e gráficos, se possível, que sejam posteriores a 2010.
Via Gengeta