Google lança Cirq 1.0 para framework de programação quântica

Google lança Cirq 1.0 para framework de programação quântica
Google lança Cirq 1.0 para framework de programação quântica

Os engenheiros do Google lançaram o Cirq 1.0 como sua primeira versão completa – e API estável – desta estrutura de programação de código aberto para computação quântica e escrita em Python.

O Cirq é descrito pelos engenheiros de código aberto do Google como “uma estrutura Python para escrever, executar e analisar os resultados de programas de computador quânticos. Ele foi projetado para computadores quânticos de curto prazo, aqueles com algumas centenas de qubits e alguns milhares de portões quânticos.”

O Cirq está em obras há anos e desenvolvido em cooperação com a academia e outros membros da indústria.

Hoje temos o prazer de anunciar a primeira versão completa do framework de programação quântica de código aberto Cirq: Cirq 1.0. Cirq é uma estrutura Python para escrever, executar e analisar os resultados de programas de computador quânticos. Ele foi projetado para computadores quânticos de curto prazo, aqueles com algumas centenas de qubits e alguns milhares de portões quânticos. 

O significado da versão 1.0 é que o Cirq tem suporte para a grande maioria dos fluxos de trabalho para esses sistemas e é considerado uma API estável que só atualizaremos com alterações importantes nos principais números de versão.

Google lança Cirq 1.0 para framework de programação quântica

Essa estrutura de programação Python para computação quântica já está sendo executada no próprio hardware de computação quântica do Google. Já construído sobre o Cirq nos últimos quatro anos foi TensorFlow Quantum, OpenFermion, Qsim, além de outros softwares.

Google lança Cirq 1.0 para framework de programação quântica.

A mudança do Cirq para sua primeira versão completa não vem apenas com novos recursos (veja as notas da versão 1.0), mas também com mais garantias sobre estabilidade. O Cirq usa versionamento semântico, o que significa que o lançamento pontual futuro do Cirq será compatível com o lançamento da versão completa. Por exemplo, a versão 1.1 do Cirq não introduzirá alterações significativas nas interfaces do Cirq a partir da versão 1.0; somente nas versões principais (de 1.x para 2.0, por exemplo) ocorrerão mudanças importantes.

Os interessados ??em computação quântica podem saber mais sobre o lançamento do Cirq 1.0 de hoje por meio do Blog de código aberto do Google. O site do projeto Cirq está em quantumai.google e o código está disponível via GitHub.