Google News amplia Destaques com mais conteúdo jornalístico no Brasil

Google News amplia Destaques com mais conteúdo jornalístico no Brasil

O Google News Showcase (que tem o nome de “Destaques”, no Brasil) é um produto lançado em outubro no Google Notícias. Como você pode conferir em nosso site naquele momento, o investimento chegou a cerca de US$ 1 bilhão. Isso deve ocorrer ao longo dos próximos três anos. Assim, o Google News amplia Destaques e traz muito mais conteúdo jornalístico no Brasil, além de outros países.

Agora, o  serviço anuncia novas atualizações que o tornam ainda mais relevante para os usuários. É o caso, por exemplo, do oferecimento de conteúdos restritos sob paywall. Inicialmente restrito ao Brasil e Alemanha, novos países passam a adotar o produto, além de parceiros de notícias brasileiros como revista Istoé, Diário do Pará e Jornal Meio Norte.

Google News amplia Destaques com mais conteúdo jornalístico no Brasil

Em breve, passaremos a oferecer acesso a conteúdo restrito sob paywall aos usuários em juntamente com parceiros de notícias selecionados. Paywall é parte importante das estratégias de receita de alguns veículos. Para apoiar esse objetivo, pagaremos aos parceiros para fornecer acesso limitado a conteúdos sob paywall para usuários do “Destaques”. Para isso, os usuários devem se cadastrar no site da publicação, dando assim uma oportunidade de relacionamento com o leitor, abrindo-se possibilidades de geração de receita, por meio de assinaturas, por exemplo.

 

Google News amplia Destaques com mais conteúdo jornalístico no Brasil

 

Também estamos tornando mais fácil para os usuários encontrar conteúdo com curadoria das publicações em que mais confiam, com um novo tipo de painel de Destaques que inclui uma lista dos conteúdos selecionados pelos seus veículos favoritos. Por exemplo, se um usuário segue um site jornalístico de cobertura local, ele verá atualizações diárias com curadoria das notícias desta publicação sobre sua cidade ou região. Publicações relevantes, nacionais e locais, também serão exibidas na seção “Para Você”, além de uma área dedicada à descoberta de novos painéis na Banca, dentro do Google Notícias.

 

 

Além dessas atualizações para aprimorar o “Destaques”, eles trazem conteúdo jornalístico de qualidade para mais usuários. Agora é possível encontrar o produto no Google Notícias no iOS e pelo site mobile – em breve, também no Discover. A equipe informa também que métricas do Destaques vão passar a ser exibidas no Search Console. Assim, os editores terão mais dados à disposição para entender melhor quais artigos e tópicos são mais relevantes e interessantes para os usuários.

Dobrar a meta

Desde que o Google lançou o Destaques, ou Google News Showcase, há dois meses, eles quase dobraram o número de publicações de todo o mundo que se inscreveram para usar o produto. Assim, o serviço cresceu rapidamente, partindo de critérios globais e objetivos para selar acordos com todos os veículos parceiros.

Até o momento, são 375 publicações parceiras de notícias em diversos países, tais como Alemanha, Brasil, Argentina, Canadá, França, Reino Unido e Austrália. Por outro lado, há conversas avançando em uma série de outros mercados. Novos parceiros incluem publicações como Le Monde, Courrier International, L’Obs, Le Figaro, Libération e L’Express na França, ou ainda Página12, La Gaceta e El Día na Argentina.

“News Showcase dá a um jornal regional como La Gaceta a possibilidade de avançar nosso processo de transformação digital, expandindo nossa audiência e reforçando a oferta aos seus leitores com uma proposta que agrega profundidade e contexto aos conteúdos”, disse Daniel Dessein, presidente do jornal argentino La Gaceta.

Presença no Brasil

No Brasil, quase 30 veículos, das cinco regiões do país, já fazem parte do “Destaques”. O Google já tinha como parceiros a revista Piauí, UOL, Folha de Pernambuco, Estadão, O Tempo e GZH. Assim, o usuário agora terá acesso também a conteúdos selecionados de Diário do Pará, Jornal Meio Norte e revista Istoé.

“Estamos animados e confiantes com a parceria, pois vamos conseguir ampliar nossa presença no mercado, oferecendo conteúdos de qualidade produzido pelos nossos profissionais, numa reciprocidade com o Google, que prima pela qualidade e veracidade de suas informações“, diz José Osmando de Araújo, diretor de jornalismo do Grupo Meio Norte de Comunicação.

Entre os parceiros no Brasil, que já fazem parte do Destaques, há relatos de forte engajamento dos usuários por meio do produto. José Roberto de Toledo, editor-executivo da revista Piauí, diz que o “Destaques” se mostrou um projeto muito importante para ampliar a presença digital da publicação. “De um lado, oferece novo e importante canal para mais gente conhecer o conteúdo produzido pela revista. De outro, nos dá condições financeiras para investirmos ainda mais na produção de conteúdo, ampliarmos nossa oferta. Todo somado, esperamos aumentar a relevância e a influência da piauí”, afirma.

Para mais detalhes, acompanhe a postagem oficial neste link.