Google permite verificar poluição em grandes cidades

Google permite verificar poluição em grandes cidades

Moradores de grandes metrópoles como São Paulo e que sofrem com a poluição terão uma nova ferramenta on-line que permite verificar o problema em tempo real. É o que promete a nova ferramenta do Google que permite verificar poluição em grandes cidades.

A ferramenta foi pensada para auxiliar em um melhor planejamento urbano e requer acesso a informações como emissões de transporte e construção, qualidade do ar ou potencial solar no telhado. Agora, o Google alega que sua nova ferramenta on-line fornecerá exatamente isso para algumas cidades – e de graça.

Google permite verificar poluição em grandes cidades

A ferramenta, chamada de explorador de idéias ambientais (EIE), acaba de ser lançada na Europa, após um teste beta iniciado no ano passado em cinco cidades-piloto nos EUA, Canadá, Austrália e Argentina.

Desenvolvido como uma das iniciativas de sustentabilidade da empresa, permite que os usuários navegem em cidades selecionadas para descobrir sobre o índice de gás carbônico atual.

Embora qualquer pessoa possa experimentar, a ferramenta foi projetada principalmente para planejadores da cidade. A idéia é que eles sejam informados com segurança e, assim, poderão começar a tomar medidas eficientes.

Uma pesquisa rápida por Dublin, por exemplo, revelará que o Google estima que as emissões de construção e transporte representem, respectivamente, 2,13 e 1,31 milhão de toneladas de CO2e por ano. Além disso, a cidade possui um potencial solar na cobertura que pode reduzir 206.000 toneladas de CO2e por ano.

Previsão do clima

Google permite verificar poluição em grandes cidades
Dados de São Paulo.

O Google até prevê o clima nos próximos 20 anos, mostrando projeções de temperatura e precipitação.

A diretora do Google Earth, Rebecca Moore, disse:

Em Dublin, os líderes das cidades já testam a ferramenta e estão usando informações da EIE para informar programas de transporte inteligentes com o objetivo de reduzir emissões e aumentar o uso de modos de viagem mais limpos.

Usando dados de localização do Google Maps, o EIE pode identificar o tamanho de um edifício e se é uma casa ou um escritório e agregá-lo às redes locais para estimar seu consumo de energia. Da mesma forma, ele pode analisar o tráfego, os modos de viagem e as distâncias percorridas. Então, com base no mix de veículos e no tipo de combustível, estabelecer dados para as emissões do transporte.

Pode até analisar imagens de satélite para determinar quais telhados são adequados para a energia solar. E uma observação na página sugere que ele está trabalhando para avaliar se poderia produzir dados úteis para o setor de resíduos.

Jamie Cudden, líder da cidade inteligente no Conselho da Cidade de Dublin, disse:

Fornecer um fluxo de dados mais dinâmico é essencial para influenciar discussões e políticas sobre clima. Esta versão está definindo a linha de base, mas o que será ainda mais interessante é quando começarmos a poder comparar dados ano após ano.

Qualidade do ar nas ruas

O Google também anunciou que está disponibilizando dados locais de qualidade do ar, começando com Copenhague. Isso faz parte do Projeto Air View em andamento, que equipa os veículos do Google Street View com instrumentos científicos para medir a qualidade do ar no nível da rua.

O Project Air View começou no ano passado com uma parceria com a cidade de Copenhague. Então, os dados a partir de agora estão disponíveis ao público. Eles foram inicialmente compartilhados apenas com cientistas e o Conselho da Cidade.

Até então, havia apenas três estações fixas monitorando a qualidade do ar em Copenhague, e que ainda são usadas agora. Em parte para verificar se os dados coletados pelo Google são coerentes.

Rasmus Reeh, consultor sênior do Laboratório de Soluções da cidade de Copenhague, disse:

Ter uma estação de monitoramento móvel significa que agora temos dados de todas as ruas e esquinas da cidade. Podemos identificar pontos de acesso que não podíamos ver antes, e nós pode medir coisas como partículas ultrafinas e carbono preto.

Com essa tipologia detalhada da qualidade do ar urbano, é mais fácil identificar e conter as fontes de poluição, disse ele, e proteger os cidadãos expostos a zonas perigosas que não haviam sido rastreadas antes.

O EIE Labs

EIE Labs é como o Google está nomeando novos conjuntos de dados focados no clima. Isso faz parte dos esforços da empresa para impulsionar iniciativas sustentáveis. Assim, espera permanecer à frente do jogo, à medida que as empresas de tecnologia competem cada vez mais para serem vistas como as mais verdes de todas.

A Microsoft tenha anunciado a meta de atingir 60% de consumo de energia renovável em seus data centers até 2020. Do mesmo modo, a Apple disse que agora é movida a 100% de energia renovável em todo o mundo. A HP prometeu tornar todas as páginas impressas neutras em carbono, e a Dell já excedeu sua meta de 2020 de usar 50 milhões de libras de materiais reciclados em seus produtos.

É um assunto quente, disse Cudden. Todas as empresas globais têm programas de responsabilidade social, por isso é uma boa jogada do Google.

Fonte: ZDNet

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile