Uma grande atualização do Gmail que trouxe Chat, Meet e Rooms para um hub central foi anunciada em julho. Isso está em implementação para clientes corporativos do G Suite. Todas as contas pessoais já têm uma guia dedicada do Meet. Após esses anúncios, a empresa está preparando um facelift para o Gmail e ele começa com um novo ícone.
Com base na imagem que o Google enviou a alguns sites especializados, fica claro que a empresa está pelo menos trabalhando em um novo logotipo. Isso não seria surpreendente. Em fevereiro, o Google Maps simplificou muito seu logotipo para um alfinete formado pelas quatro cores da empresa. Fotos em junho também perderam sua forma realista – um cata-vento – para semicírculos muito simples. A maioria dos serviços do Google tem lentamente obtido novos ícones para refletir esta marca de quatro cores.
Quanto ao logotipo em si, este desenho técnico provavelmente mostra como o novo ícone do Gmail é montado. Vemos claramente um “M”, mas o ícone de envelope não está mais lá. Boa parte do ícone atual remonta a 2013 e permanece praticamente a mesma desde o lançamento do serviço em 2004.
Google reformula visual do Gmail
Essa forma agora está apenas implícita, com o espaço em branco acima e abaixo da divisão central. Ele aproveita o fundo em branco que consiste nos ícones modernos da tela inicial do Android e iOS. Enquanto isso, é plano e os cantos externos são muito mais arredondados do que antes, combinando com a mais recente linguagem de design do Google.
Falando em looks modernos, esse é um desenho sem cor. Porém, se olharmos para outros ícones originais, o Gmail incorporará azul, verde, amarelo e vermelho. O serviço tem sido sinônimo dessa última cor. Atualmente, o vermelho no aplicativo está principalmente para a barra inferior.
Historicamente, para o Google, os novos logotipos são sinônimos de reformulações de serviços mais amplas. Portanto, não é exagero imaginar que o Gmail receberá o mesmo tratamento em algum grau nos próximos meses.
O que vem por aí para o Gmail
Em junho, o Google anunciou que o Meet – disponibilizado gratuitamente para todos os usuários – chegaria ao Gmail para Android e iOS como uma seção dedicada. Na conferência de desenvolvedores do Cloud Next, um mês depois, a empresa introduziu guias para bate-papo e salas, bem como a capacidade de colaborar em documentos no Gmail.
Todos esses novos recursos, junto com a integração do Tasks, fizeram o Gmail crescer e se tornar mais do que um cliente de e-mail tradicional. No entanto, apesar das múltiplas oportunidades ao longo dos anos, o Google não mudou significativamente a experiência básica de mala direta.
A história do Gmail tem sido de incrementalismo e modernizações diretas da interface do usuário. A última grande reformulação em 2018 para a web e 2019 no Android/iOS introduziu principalmente o tema Google Material. Quando o Google quis tentar algo diferente com o e-mail, ele criou uma skin totalmente separada com o Inbox em 2014.
Inbox
O Inbox by Gmail teve grandes ideias sobre como organizar as mensagens recebidas. Enquanto isso, você só pode arquivar para que desapareça da caixa de entrada.
Com a suspensão de uso de 2019, o que o Google adicionou ao Gmail a partir do serviço experimental não alterou fundamentalmente a forma como enviamos e-mail. Em vez disso, você pode suspender (ocultar) as mensagens até um momento posterior, arquivar ou excluir rapidamente passando o mouse na visualização da caixa de entrada principal e enviar respostas inteligentes contextuais. Todas essas são conveniências que apenas melhoram a experiência de gerenciamento de e-mail.
Quando todos os novos recursos foram adicionados ao Gmail em julho, o diretor do G Suite, Javier Soltero, observou:
As pessoas nos dizem que se sentem sobrecarregadas com muitas informações e muitas tarefas em muitas ferramentas diferentes. Em vez de conhecer outra ferramenta, precisamos das ferramentas que já usamos para ser ainda mais úteis e trabalharmos juntos, de forma integrada e intuitiva.
A principal observação feita pelo Google é que as pessoas não querem “[conhecer] outra ferramenta”. As pessoas sabem o que é e-mail e vivem com ele. Portanto, com mais de 1,5 bilhão de usuários (em 2018), o Google não gostaria de mudar isso radicalmente.