Google remove aplicativos que estariam enviando dados para inteligência dos EUA

google-remove-aplicativos-que-estariam-enviando-dados-para-inteligencia-dos-eua

Alguns aplicativos da Play Store estavam sendo usados para fins além dos que deveriam. O Google removeu dezenas de aplicativos por coletar dados e enviá-los para uma empresa ligada à inteligência dos EUA.

De acordo com um novo relatório do The Wall Street Journal, a última rodada de malware contém um kit de desenvolvimento de software (SDK) que está enviando dados para um contratante de defesa com links para a comunidade de inteligência dos EUA.

Empresa responsável pela coleta de dados

No centro da operação está a empresa panamenha Measurement Systems, uma empresa pouco conhecida com um SDK ainda menos conhecido que não adiciona nenhum recurso útil, pagou aos desenvolvedores entre US $ 100 (aprox. R$ 470,00) e US $ 10.000 (quase R$ 47.000,00) ou mais por mês para incluí-lo em seu software.

De acordo com o AndroidAuthority, o SDK foi usado em vários aplicativos de oração muçulmanos, um aplicativo meteorológico, um aplicativo de detecção de armadilhas de velocidade e muitos outros. Ao todo, acredita-se que os aplicativos comprometidos foram baixados mais de 60 milhões de vezes.

A Measurement Systems disse aos desenvolvedores que estava coletando dados para provedores de serviços de Internet, empresas de energia e provedores de serviços financeiros. Curiosamente, e coincidindo com o link para a inteligência dos EUA, a empresa disse aos desenvolvedores que estava especificamente interessada em dados do Oriente Médio, Ásia e Europa Central e Oriental – regiões que as empresas de publicidade geralmente não priorizam, pois não são tão ricas quanto os EUA ou a Europa Ocidental. Por exemplo, um dos aplicativos meteorológicos tem uma grande base de usuários no Irã, um dos principais alvos dos esforços de inteligência dos EUA.

google-remove-aplicativos-que-estariam-enviando-dados-para-inteligencia-dos-eua

Dados coletados nos aplicativos para supostamente favorecer a inteligência dos EUA

Quando o SDK estava ativo, ele coletava grandes quantidades de dados, incluindo localização precisa, número de telefone, e-mail e dispositivos próximos. O SDK também tinha acesso total à área de transferência do sistema, incluindo todas as senhas armazenadas lá.

Além disso, o SDK também pode verificar partes do sistema de arquivos, incluindo onde o WhatsApp baixa e armazena arquivos. Os pesquisadores não acreditam que o SDK possa abrir os arquivos, mas pode usar um algoritmo de hash para compará-los com os arquivos de interesse. Isso dá mais suporte à crença de que a inteligência dos EUA está por trás dos Sistemas de Medição, já que o WhatsApp usa criptografia de ponta a ponta e as agências de inteligência estão sempre procurando maneiras de obter qualquer insight possível sobre a comunicação na plataforma.

O malware foi descoberto pela primeira vez por Serge Egelman e Joel Reardon, cofundadores da empresa de segurança de aplicativos móveis AppCensus, que escreveram o malware como “o SDK mais invasivo da privacidade que eles viram nos seis anos em que examinaram aplicativos móveis”.

Depois que Egelman e Reardon informaram sobre o problema, o Google rapidamente agiu, removendo aplicativos ofensivos da Play Store. Curiosamente, parece que o SDK da Measurement Systems parou de coletar dados, embora o Google não tenha feito nada que explique esse comportamento.

Parece que o Measurement Systems desativou a funcionalidade. O Google também disse que os aplicativos podem ser listados novamente assim que os desenvolvedores removerem o SDK. Abaixo, você encontra uma lista de aplicativos conhecidos que contêm o SDK e deve excluí-los imediatamente e esperar que sejam listados novamente na Play Store.

  • Speed Camera Radar;
  • Al-Moazin Lite;
  • WiFi Mouse;
  • QR & Barcode Scanner;
  • Qibla Compass;
  • Simple weather & clock widget;
  • Handcent Next SMS;
  • Smart Kit 360;
  • Al Quarun Mp3;
  • Audiosdroid Audio Studio DAW.

Via: AndroidAuthority

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile