O bloqueio econômico e tecnológico à Rússia está nunca escalada mundial, com cada vez mais empresas e países aderindo às sanções impostas pelos Estados Unidos. Desta vez, o Google resolveu bloquear a comercialização de aplicativos por meio da Google Play. Assim, o Google suspende sistema de faturamento do Google Play na Rússia. A empresa enviou um comunicado aos usuários informando a medida.
Devido à interrupção do sistema de pagamento, pausaremos o sistema de faturamento do Google Play para usuários na Rússia nos próximos dias. Isso significa que os usuários não poderão comprar aplicativos e jogos, fazer pagamentos de assinatura ou realizar compras no aplicativo de produtos digitais usando o Google Play na Rússia. Os aplicativos gratuitos permanecerão disponíveis na Play Store.
Como podemos observar no comunicado acima, isso deve afetar apenas os aplicativos pagos e os que são gratuitos continuarão totalmente disponíveis.
Google suspende sistema de faturamento do Google Play na Rússia
A situação está evoluindo rapidamente e recomendamos que você volte a esta página para obter as informações mais recentes. Abaixo, abordamos algumas perguntas adicionais que os desenvolvedores podem ter e continuaremos a mantê-los atualizados.
Google já suspendeu publicidade na Rússia
O Google suspendeu a publicidade on-line na Rússia. A decisão inclui a rede de buscas, YouTube e anúncios na área superior e área lateral dos sites. A suspensão ocorreu após o regulador de internet russo acusar a empresa de propagar campanhas publicitárias “notícias falsas” sobre a guerra na Ucrânia.
De acordo com o Wall Street Journal, o regulador de comunicações russo, Roskomnadzor, pediu para o Google parar de exibir anúncios com “informações políticas falsas” sobre o conflito no território ucraniano no YouTube. Segundo a reguladora, a publicidade pretendia “desinformar o público russo” sobre a guerra.
À luz das circunstâncias extraordinárias, estamos pausando os anúncios do Google na Rússia, disse a empresa em comunicado à emissora norte-americana CNBC. A situação está evoluindo rapidamente e continuaremos compartilhando atualizações quando apropriado.
Há algum tempo a empresa vem tomando medidas que punem aquele país.O Google já havia suspendido a monetização da imprensa estatal russa em suas plataformas. “Estamos monitorando ativamente o desenrolar dos acontecimentos e tomaremos mais medidas, se necessário”, informou o porta-voz da empresa.
Rússia pede que Google acabe com o que chama de desinformação sobre invasão à Ucrânia
O Roskomnadzor, órgão fiscalizador de telecomunicações da Rússia, pediu ao Google que pare de divulgar campanhas publicitárias desinformadas sobre a invasão russa da Ucrânia em vídeos do YouTube.
De acordo com o órgão de vigilância de telecomunicações russo, anúncios on-line com conteúdo impreciso e sem rótulos de idade estão sendo usados para divulgar informações falsas sobre a “operação especial” do Exército russo na Ucrânia.