Google trabalha em API de banda ultralarga para apps de terceiros

Google trabalha em API de banda ultralarga para apps de terceiros

Em 2021, o Google adicionou uma nova API no AOSP para permitir melhor suporte para dispositivos de banda ultralarga (UWB). No entanto, essa APi era restrita apenas ao aplicativo do sistema, deixando os aplicativos de terceiros de fora. Mas, isso vai mudar a partir de agora. O Google está trabalhando em uma API de banda ultralarga para apps de terceiros.

API para UWB deve ser lançada para aplicativos de terceiros pelo Google

O Google agora está desenvolvendo uma API pública separada para UWB, que os desenvolvedores Android de terceiros poderão incorporar em seu aplicativo. De acordo com commits (Via: XDA-Developers) recém-descobertos no AOSP, parece que o Google está preparando uma API pública para banda ultralarga (UWB).

A API UWB pública permitirá que desenvolvedores de aplicativos de terceiros aproveitem a tecnologia de banda ultralarga em dispositivos suportados, permitindo novos recursos e casos de uso.

google-trabalha-em-api-de-banda-ultralarga-para-apps-de-terceiros
Imagem: Tradução | Twitter

Utilidade da nova API para aplicativos de terceiros

Essa API deve ajudar a propagar a popularidade dos dispositivos de rastreamento baseados em UWB, que oferecem rastreamento de localização muito superior aos rastreadores baseados em Bluetooth.

A Tile, por exemplo, já confirmou que seu próximo rastreador Tile Ultra será o primeiro a oferecer suporte UWB no Android e no iOS. Mais aplicativos podem fornecer esse recurso a partir da implementação dessa API pelo Google.

Banda ultralarga

A banda ultralarga é um padrão sem fio de curto alcance que oferece rastreamento e posicionamento precisos de dispositivos IoT e transmissão de dados de alta velocidade em um espectro de rádio de alta frequência.

O UWB oferece inúmeras vantagens sobre Bluetooth, Wi-Fi e NFC e é amplamente considerado como a próxima grande novidade no mundo da tecnologia sem fio. Essa API do Google para aplicativos de terceiros, sem dúvidas, é uma grande adição.

O XDA lembra que, o iPhone 11 da Apple foi o primeiro smartphone moderno a vir equipado com suporte UWB. Do lado do Android, a Samsung foi a primeira a trazer essa tecnologia para o mercado com seus smartphones Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra.

Além das empresas citadas, a Xiaomi também anunciou planos para embarcar com a tecnologia UWB, mostrando como pretende usar a tecnologia para controlar seu ecossistema doméstico inteligente.

Os aplicativos de terceiros devem se beneficiar com essa nova API, assim como os usuários, que terão, além dos apps do Google, o mesmo recurso implementado em aplicativos que não são da empresa. Esperamos que o Google a implemente o mais rápido possível.

Via: XDA-Developers

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile