O futuro do trabalho híbrido vai passar pelo Google? Ainda não sabemos com certeza, mas a empresa está se esforçando desde já. A ideia do Google é construir ferramentas para o futuro do trabalho (híbrido) com o Workspace. Para isso, o Google Workspace acaba de adquirir todo o trabalho desenvolvido pela equipe por trás do Playspace.
O Playspace se autodenomina “espaços flexíveis e dedicados para reuniões, brainstorms, travas de equipe e tudo o mais”. A equipe por trás disso era responsável pelo popular cliente de e-mail Mailbox no iOS e Mac há vários anos.
A IU principal do Playspace apresenta uma gaveta de navegação que mostra uma lista de “Reuniões de hoje”, pessoas (com indicadores de status) e – sem surpresa – “Salas”. Essas salas oferecem ferramentas integradas, como quadro branco, bloco de notas de texto e até mesmo a capacidade de um grupo ouvir a mesma música. Uma ferramenta “Magic Screenshare” “teletransporta todos para a sua área de trabalho para edição e anotação colaborativas”.
Google Workspace adquire o Playspace, uma ferramenta de colaboração de vídeo, compartilhamento de tela e quadro branco
Possui integração com Slack, ingresso com um clique, gravações, transmissão ao vivo e a capacidade de criar ou ingressar a partir de eventos do Google Agenda.
O Playspace ofereceu acesso prévio a um “punhado de equipes” em abril e tem trabalhado em um lançamento mais amplo desde então. No entanto, como explicado hoje:
Ao longo do caminho, aprendemos o que Javier e a equipe do Workspace estão fazendo no Google . Parecia mais do que empolgante: aqui estava uma plataforma amplamente adotada, construída sobre uma das pilhas de tecnologia mais avançadas do mundo, pronta e ansiosa para evoluir para atender às necessidades de colaboração remota …
Javier nos convidou a fazer parte de sua jornada na construção de soluções para o futuro híbrido do trabalho – e a oportunidade nos deixou positivamente atordoados.
A versão atual do Playspace será desativada na próxima semana, mas será trazida “à vida como uma experiência dentro do Google Workspace”. Como exatamente isso acontece, ainda não se sabe.
O Bate-papo, as salas, o Documentos e o Jamboard do Google oferecem os mesmos recursos, mas de maneira menos integrada. Não está claro se o Playspace permanecerá como um aplicativo de espaço de trabalho separado ou acabará sendo integrado ao Gmail, especificamente o Spaces, pois essa é a direção atual de todas as ferramentas de produtividade do Google.
Via 9to5Google