O GParted 1.0 (Editor de Partições do GNOME), o popular software de edição de partições de código aberto e livre usado por várias distribuições GNU/Linux, foi lançado. Tal marco foi feito depois de estar em desenvolvimento após quase 15 anos.
Desenvolvido em GTK (GNOME Toolkit) por mais de 14 anos, o Gparted é um front-end gráfico para o utilitário de edição de partições de código aberto GNU Parted. Além disso é também o aplicativo editor de partições oficial para o ambiente de desktop GNOME. Atualmente, quase todo o sistema operacional baseado em Linux é fornecido com o GParted pré-instalado.
Então, depois de quase 15 anos em desenvolvimento, o GParted 1.0.0 foi lançado como uma versão principal com suporte para o sistema de arquivos F2FS para ler o uso do disco, aumentar e verificar a capacidade de permitir redimensionamento online de partições estendidas, melhor atualização do NTFS sistemas de arquivos, e porta para Gtkmm 3 (GTK + 3) e GNOME 3 yelp-tools.
“Com esta grande mudança, aumentamos o número da versão principal. Esta versão 1.0.0 não pretende indicar que o GParted é mais estável ou menos estável do que antes. Em vez disso, significa que o GParted agora requer gtkmm3 em vez de gtkmm2. Note que vários outros dependências mudaram também “, disseram os desenvolvedores nas notas de lançamento .
O que mais há de novo no GParted 1.0.0
Entre outras mudanças ??incluídas no lançamento do GParted 1.0.0, podemos mencionar:
- a remoção de suporte para utilitários btrfs-progs para gerenciar os sistemas de arquivos Btrfs;
- a capacidade de salvar um layout de partição em um arquivo HTML;
- bem como suporte para visualizar mais informações sobre versão e configuração.
O GParted também permite que os usuários definam um tipo de partição ao limpar o conteúdo da mesma;
aprimore a verificação do Suporte ao Sistema de Arquivos;
aprimore as informações sobre o status de uma partição montada ao formatar;
e corrija vários bugs e problemas de versões anteriores.
Você pode baixar GParted 1.0.0 agora mesmo.
D9VK 0.12 liberado com o código reescrito
Joshua Ashton acaba de lançar o D9VK 0.12 do seu projeto mapeando a funcionalidade Direct3D 9 no topo do Vulkan para acelerar os jogos Windows/Wine.
O D9VK fez uma subida bastante rápida desde que começou há poucos meses e viu seu primeiro lançamento no início deste mês na versão 0.10. Agora, para terminar em maio, o D9VK 0.12 já está disponível.
A versão D9VK 0.12 traz código de manipulação de textura reescrita que deve ser muito mais rápido e correto, mudanças ao redor da apresentação e código de cadeia de troca, suporte de alocação de superfície contíguo ajudando vários jogos, visualizações de imagem otimizadas e outras otimizações de trabalho e outras.
Mais detalhes sobre todas as mudanças para encontrar com D9VK 0.12 podem ser encontrados através do anúncio de lançamento publicado.
PCI Express 5.0 anunciado com taxas de transferência de 32GT/s
Enquanto agora o PCI Express 4.0 só é realmente encontrado nos sistemas Blackbird e Talos II Raptor ou em sistemas AMD X570 , o PCI SIG anunciou o PCI Express 5.0.
O PCI Express 5.0 dobra a largura de banda do PCIe 4.0 com uma promessa de taxas de transferência de 32GT/s, mantendo a baixa potência e a compatibilidade com versões anteriores com as especificações existentes do PCI Express.
O PCI Express 5.0 está configurado para permitir largura de banda de 128 GB/s via PCIe 5.0 x16, integridade de sinal e desempenho mecânico aprimorados, um novo conector para placas de expansão e compatibilidade retroativa através do PCIe 1.x. Mais detalhes através do press release do PCI SIG.
Intel Graphics continua vendo muito interesse do usuário em suporte e jogos Linux
Semelhante às métricas de usuários da Intel Graphics compartilhadas em dezembro passado, o interesse do usuário/cliente nos gráficos da Intel continua a se inclinar fortemente em favor de melhorias contínuas no Linux.
No mais recente evento Intel Graphics Odyssey em Taipei para a Computex 2019, eles apresentaram os “principais temas” nos canais Intel e Hardware do Reddit. E o interesse em relação ao |Linux tem crescido. Na liderança de interesse dos usuários estão os jogos, com 18%. Porém, o Linux support e o Linux gaming ficaram 7% e 5%, respectivamente.
É ótimo ver o interesse pelo suporte e jogos do Linux em alta e à frente de outros itens, como configurações de jogos e interfaces livres de problemas.
https://twitter.com/Techgage/status/1133662356620292096