Uma nova versão estável do gThumb, o gerenciador de fotos e o visualizador de imagens baseado em GTK para desktops Linux, foi lançado com várias alterações e já está disponível para download. Portanto, esta atualização pode ser interessante a quem busca este tipo de programa.
O gThumb 3.9.1 não é uma versão com grandes mudanças o seu funcionamento, porém, apresenta uma série de aprimoramentos notáveis, correções de bugs e ajustes de recursos. Ele ainda possui um novo ícone de aplicativo projetado de acordo com o novo estilo de ícones do GNOME.
Além disso, o aplicativo de gerenciamento de fotos agora permite que você personalize os atalhos do teclado para se adequar ao seu gosto e adiciona uma lista de atalhos.
gThumb 3.9.1 lançado com várias alterações
Os usuários podem pressionar ctrl
+ f1
com o aplicativo em foco para revelá-lo. Isso faz parte de uma iniciativa mais ampla do GNOME para tornar os atalhos de teclado mais detectáveis ??entre os aplicativos GTK.
O visualizador de imagens do gThumb agora permite definir o estilo de transparência para imagens. Isso é muito útil se você trabalha com arquivos transparentes.png
e com .svg
com frequência.
Há também um notável refinamento do visualizador de vídeo embutido (sim, o gThumb também pode reproduzir vídeos), que inclui uma opção para exibir um vídeo em seu tamanho ou resolução original, com um nível de zoom na barra de status disponível.
Estes e outros destaques importantes ??na nova versão do gThumb 3.9.1:
- Opção para alterar a ação da roda do mouse
- Atalhos de teclado podem ser personalizados
- O visualizador de vídeo mostra o fator de zoom na barra de status
- Capacidade de pesquisar em várias pastas
- Melhorias na árvore de pastas
- Definir estilo de transparência para imagens transparentes
- Especifique um catálogo / outro local como local de inicialização
- Barra de progresso da lixeira / exclusão de arquivos para operações longas
- Propriedades do arquivo mostra o tamanho do arquivo em bytes; pode ser personalizado
- Ferramentas de exportação removidas da barra de ferramentas
- Ícone do aplicativo atualizado.
Instalação não é facilitada
Agora, a desvantagem: não é muito fácil ‘instalar’ o gThumb 3.9.1 no Ubuntu, Linux Mint, e outros no momento.
Por enquanto, o gThumb não está disponível no Flathub; não há compilação Snap; e o PPA não oficial que fornece a versão mais recente do Ubuntu e Linux Mint não foi atualizado com esta nova versão.
Além disso, esta versão não está nos repositórios Ubuntu 20.04. A versão mais recente é mostrada como 3.8.0 , em vez de 3.9.1.
Dito isto, o código fonte do gThumb está disponível no Gitlab e no GNOME Git. Essa compilação provavelmente será empacotada para instalação fácil através dos repositórios de Arch, Manjaro e outras distros de ponta em breve.
OMG Ubuntu