Uma eternidade, porém, depois de 4 longos anos em desenvolvimento, foi finalmente lançado o GTK 4.0. Esta versão mais recente do kit de ferramentas de código aberto estava, portanto, com um atraso considerável. Porém, haverá até mesmo uma festa de lançamento planejada para sexta-feira (18/12). Assim, isso não deveria ser uma grande surpresa.
Embora não se alinhe ao cronograma de lançamento do GNOME, é uma boa maneira de terminar o ano. Além disso, deve permitir mais tempo para que mais trabalho de portabilidade do GTK 4.0 aconteça para o lançamento do GNOME 40 que que ocorre no começo de 2021.
GTK 4.0 lançado depois de 4 anos em desenvolvimento
O GTK 4.0 apresenta novos widgets e retrabalhos para elementos existentes, suporte de reprodução de mídia integrado, melhorias de aceleração de GPU como trabalho em seu novo renderizador Vulkan e melhor suporte para macOS. No entanto, estão são apenas alguns dos principais destaques.
Algumas outras adições incluem:
- melhorias na transferência de dados,shaders de revisão, rolagem acelerada por GPU;
- widgets de entrada personalizados são fáceis de fazer;
- melhorias de renderização OpenGL além do trabalho Vulkan;
- trabalho de restauração em HTMl5 Broadway;
- melhor suporte ao Windows e muito mais.
O GTK 4.0 agora é considerado estável para que os aplicativos comecem a suportá-lo. O GTK 3 continuará em manutenção por um “futuro previsível”. Por outro lado, o GTK 2 não terá mais suporte além de mais um lançamento pontual.
Reprodução de mídia:
GTK 4.0 é o futuro do kit de ferramentas, permitindo que desenvolvedores de aplicativos criem interfaces gráficas de usuário surpreendentes para aplicativos GTK, bem como a próxima versão principal do ambiente de desktop GNOME .
GTK 4.0 é o resultado de muito trabalho árduo de uma pequena equipe de desenvolvedores dedicados, disse Matthias Clasen. Nós adicionamos mais de 18.000 commits e fizemos mais de 20 lançamentos de desenvolvimento.
Mais detalhes sobre o lançamento do kit de ferramentas GTK 4.0 via GTK.org.